|
|
Cia.
E. F. Carangola (1880-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977) |
NOSSA
SENHORA DA PENHA
(antiga BELÉM e SÃO CAETANO)
Município
de Itaperuna, RJ |
Linha de
Carangola - km 424,931 (1960) |
|
RJ-1705 |
|
|
Inauguração: 04.08.1880 |
Uso atual: n/d |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída
em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas
Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que
viria a ser mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia.
Leopoldina em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo
Antonio do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A
Linha de Carangola foi extinta pela Refesa em 31/12/1973 no trecho
entre Porciúncula e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante.
|
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Belém foi inaugurada em 1880
pela E. F. Carangola. A ferrovia foi vendida em 1890 para a E.
F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou
para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido
em 1888, segundo alguns autores. A estação passou a
se chamar São Caetano e, nos anos 1940, Nossa Senhora
da Penha. Trens de passageiros foram desativados em 1/11/1977,
quando a estação foi fechada. A localidade hoje é
parte do 2o distrito do município de Itaperuna. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.08.2009
|
|