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Cia.
E. F. Carangola (1881-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977) |
ARÉ
(antiga SÃO DOMINGOS) Município
de Itaperuna, RJ |
Linha
de Carangola - km 429,462 (1960) |
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RJ-1699 |
Altitude:
87 m |
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Inauguração: 09.06.1881 |
Uso atual: desconhecido |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída
em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas
Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que
viria a ser mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia.
Leopoldina em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo
Antonio do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A
Linha de Carangola foi extinta pela RFFSA em 31/12/1973 no trecho
entre Porciúncula e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante.
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A ESTAÇÃO:
A estação de São Domingos foi inaugurada
em 1881 (em 9 de junho ou de julho, depende da fonte) pela E. F. Carangola.
A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama,
que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa
venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A estação passou a se chamar Aré nos anos
1940.
Trens de passageiros foram desativados em 1/11/1977, quando a estação
foi fechada.
Aré é hoje um pequeno povoado, sede do 2o distrito
do município de Itaperuna. A fazenda que deu o nome
original à estação - São Domingos
- ainda hoje pode ser vista da estrada asfaltada precariamente que
liga Itaperuna a Aré e dali para Santo Antonio
de Pádua. Quanto ao prédio da estação,
sem notícias.
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1908
A estação
de São Domingos, posteriormente estação de Aré, localizava-se
no estado do Rio de Janeiro, município de Itaperuna. Permutava
malas postais diariamente com a Administração Federal (Rio de
Janeiro). As malas postais saiam do Distrito Federal seguindo
pela E. F. Central do Brasil até Três Rios (atual Entre Rios)
daí, pela mesma EFCB - Ramal de Porto Novo - até Porto Novo
do Cunha ( hoje é um bairro de Além Paraíba). Seguiam então
pela E. F. Leopoldina - Linha do Centro - até Recreio. Pela
mesma EFL - Ramal de Muriaé - seguiam até Patrocínio de Muriaé,
posteriormente, ainda pela EFL - Ramal de Poço Fundo - até Itaperuna,
de onde, pelo Ramal de Carangola chegavam ao destino (Texto
e reprodução à esquerda por Marcio Protzner,
7/9/2009). |
(Fontes: Marcio Protzner, 2009; Revista Ferroviária,
2000; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do
Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
09.10.2021
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