|
|
Cia.
E. F. Carangola (1880-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1977) |
PARAÍSO
(antiga SÃO PEDRO) Município
de Italva, RJ |
Linha de
Carangola - km 411,767 (1960) |
|
RJ-1706 |
Altitude: 54 m |
|
Inauguração: 10.06.1880 |
Uso atual: igreja
batista (2006) |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída
em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas
Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que
viria a ser mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia.
Leopoldina em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo
Antonio do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A
Linha de Carangola foi extinta pela RFFSA em 31/12/1973 no trecho
entre Porciúncula e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante.
|
|
A ESTAÇÃO:
A estação de São Pedro foi inaugurada
em 1880 pela E. F. Carangola, como ponta de linha do trecho aberto
a partir de Travessão.
A ferrovia foi vendida em 1890
para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois
a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como
tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A estação
passou a se chamar Paraíso em 1892 (ver caixa abaixo, de 1892).
Trens de passageiros
foram desativados em 1/11/1977, quando a estação foi
fechada. Em 2006 era uma igreja batista.
|
1892
AO LADO: Mudança de nomes de estações da Leopoldina, entre as quais São Pedro, que passou a se chamar Paraíso (O Estado de S. Paulo,
20/09/1892). |
(Fontes: Lucio Fernandes; Edmundo Siqueira: Resumo
Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo
Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 2006. Foto Lucio Fernandes |
A estação em 2006. Foto Lucio Fernandes |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.09.2020
|
|