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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Funil
Aperibé
Baltazar
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Leopoldina (1883-1975)
RFFSA (1975-1996)
APERIBÉ (antiga CHAVE DO FARIA)
Município de Aperibé, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 417,189 (1960)   RJ-1690
Altitude: 68 m   Inauguração: 11.05.1883
Uso atual: museu (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, esta última linha foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações de Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Aperibé foi aberta em 1883 com o nome de Chave do Faria. Era na época o final da linha que ligaria mais tarde Campos a São Fidelis.

Pela estação ainda passaram raros trens cargueiros até o início dos anos 2010, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.

A estação ainda estava de pé em 2021, servindo como museu.

1888
AO LADO:
Escolhas de trajetos ferroviários. A Chave do Faria era a primitiva estação de Aperibé, a 20 km dali (e depois deve ter voltado de trem para Padua, DEpois somente para São Fidelis. (O Estado de S. Paulo, 7/8/1888).
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Aperibé aparece na linha a sudeste do mapa, junto à ponte da linha sobre o rio Pomba. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1974. Foto Hugo Caramuru

A estação em 1982. Foto Hugo Caramuru

A estação de Aperibé em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

À esquerda e acima, a estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff

A estação em 2006. Foto Carlos Latuff

A estação em 2006. Foto Carlos Latuff

A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan

A estação em 4/6/2021. Foto Julio Alves
     
Atualização: 20.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.