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E. F. Leopoldina
(1883-1975)
RFFSA (1975-1996) |
APERIBÉ (antiga CHAVE DO FARIA)
Município de Aperibé, RJ |
Linha de Campos a Miracema - km 417,189
(1960) |
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RJ-1690 |
Altitude: 68 m |
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Inauguração: 11.05.1883 |
Uso atual: museu (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
esta última linha foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações de Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos
tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto
de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos,
deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Aperibé foi aberta em 1883 com o nome de Chave do Faria. Era na época o final da linha que ligaria mais tarde Campos a São Fidelis.
Pela estação
ainda passaram raros trens cargueiros até o início dos anos 2010, mas os trens de passageiros deixaram
de passar por ali desde o início da década de 1980.
A estação ainda estava de pé em 2021,
servindo como museu.
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1888
AO
LADO: Escolhas de trajetos ferroviários. A Chave do Faria era a primitiva estação de Aperibé, a 20 km dali (e depois deve ter voltado de trem para Padua, DEpois somente para São Fidelis.
(O Estado de S. Paulo, 7/8/1888). |
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Aperibé aparece na linha a sudeste do mapa, junto à ponte da linha sobre o rio Pomba. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho; Carlos
Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1974. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 1982. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Aperibé em 01/2004. Foto
Gutierrez L. Coelho |
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À esquerda e acima, a estação em 10/2006.
Foto Carlos Latuff |
A estação em 2006. Foto Carlos Latuff |
A estação em 2006. Foto Carlos Latuff |
A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan |
A estação em 4/6/2021. Foto Julio Alves |
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Atualização:
20.06.2021
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