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E.
F. Santo Antonio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BALTAZAR Município
de Santo Antonio de Pádua, RJ |
Linha de
Campos a Miracema - km 427,292 (1960) |
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RJ-1852 |
Altitude: 76 m |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: demolida em 2021 |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis
foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick
e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua,
com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca
(São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta
aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883,
desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F.
Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos
pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina.
A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima
a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações
dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora
tenha parado de transportar passageiros desde o início dos
anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio
a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA.
Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam
direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena
até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Baltazar foi inaugurada em 1883.
A descrição do local em 1884 era: "Na estação
do Balthazar, freguezia de Santo Antonio de
Pádua: um edifício no km 58, construído de pau
a pique, coberto de telha"
(Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o
início da década de 1980. Cargueiros deixaram de passar nos primeiros anos da década de 2000.
A estação
ainda estava sendo demolida em junho de 2021 (ver foto abaixo).
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1891
AO LADO: A estação de Baltazar pertencia
ao município de Pádua e fazia parte da EF Leopoldina. As malas
postais eram permutadas diariamente com a Adm. Federal - Rio
de Janeiro e seguiam por via ferroviária até o porto de Maruí
e em seguida, pelas barcas da própria Leopoldina, para o destino.
(texto e reprodução: Márcio Protzner,
02/2009). |
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Baltazar aparece na linha a sudeste do mapa. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).
ACIMA: A estação estava sendo demolida em junho de 2021 (Foto Julio Alves em 4/6/2021).
(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho, 2004;
Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Márcio Protzner, 2009) |
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Estação de Baltazar, tirada do trem de passageiros,
em 1982. Foto Hugo Caramuru |
A estação de Baltazar em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em 13/8/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
20.06.2021
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