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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Aperibé
Baltazar
Santo Antonio de Pádua
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
BALTAZAR
Município de Santo Antonio de Pádua, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 427,292 (1960)   RJ-1852
Altitude: 76 m   Inauguração: 1883
Uso atual: demolida em 2021   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Baltazar foi inaugurada em 1883.

A descrição do local em 1884 era: "Na estação do Balthazar, freguezia de Santo Antonio de Pádua: um edifício no km 58, construído de pau a pique, coberto de telha" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

Trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. Cargueiros deixaram de passar nos primeiros anos da década de 2000.

A estação ainda estava sendo demolida em junho de 2021 (ver foto abaixo).

1891
AO LADO:
A estação de Baltazar pertencia ao município de Pádua e fazia parte da EF Leopoldina. As malas postais eram permutadas diariamente com a Adm. Federal - Rio de Janeiro e seguiam por via ferroviária até o porto de Maruí e em seguida, pelas barcas da própria Leopoldina, para o destino
. (texto e reprodução: Márcio Protzner,
02/2009
).
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Baltazar aparece na linha a sudeste do mapa. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

ACIMA: A estação estava sendo demolida em junho de 2021 (Foto Julio Alves em 4/6/2021).

(Fontes: Hugo Caramuru; Gutierrez L. Coelho, 2004; Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Márcio Protzner, 2009)
     

Estação de Baltazar, tirada do trem de passageiros, em 1982. Foto Hugo Caramuru

A estação de Baltazar em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 13/8/2016. Foto Fernando Marietan
 
     
Atualização: 20.06.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.