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E. F. Campista (1896-1902)
E. F. Leopoldina (1902-1962) |
ATAFONA
Município de São João
da Barra, RJ |
Ramal de Campista - km 358,658 (1960) |
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RJ-1853 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 11.04.1896 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: entre 1935 e 1942 |
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HISTORICO DA LINHA:
A E. F. Campista foi constituída em 16/10/1894, e inaugurou a linha
entre Campos e Atafona em 3/9/1897. Foi vendida à Leopoldina em 1902,
passando a se chamar ramal de Campista.
Os trens de passageiros rodaram
até cerca de 1962. A linha, ainda parcialmente assentada em
diversos trechos em 1996, nunca foi oficialmente suprimida. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Atafona foi inaugurada em 1896.
"Em fins da década de 1940, mais especificamente em 1947,
(...) Nessa época as poucas casas construídas em Atafona ficavam próximas
à estação de trem que era considerada a área central do balneário,
e, relativamente, distante da área onde foi construída a casa. (...)
Essa nomeação das casas é um ato freqüente no balneário. (...) até
1970 as ruas não possuíam nome e as casas números, para fins antropológicos
é possível pensar na identidade das famílias que se inscreviam no
local (...)" (Formas de sociabilidade no balneário de
Atafona a partir da leitura de um álbum de família" (Juliana
Blasi Cunha, PPGA/UFF; Lemetro/UFRJ; Marco Antonio da Silva Mello,
GAP-UFF; DAC-UFRJ; LeMetro/IFCS-UFRJ).
Em 1962, nos domingos, o trem partia da estação de Campos
às 5:45 da manhã e chegava a Atafona às
7:35. Partia de volta somente às 16 horas.
A rua da Estação chama-se hoje Ernani Alves. Desativada
há anos, a estação em 1996 servia como restaurante,
tendo um carro estacionado à frente do prédio. Os trilhos,
no entanto, somente existem junto ao prédio. Em 2016, a estação
estava totalmente abandonada.
ACIMA: A linha do ramal vindo de campos cruzava a estrada de rodagem entre Campos e Atafona em algum ponto chamado de "reta de Atafona" no ano de 1928. Poderia ser também a linha de algum ramal de fazenda? No mapa dos anos 1950 (ver abaixo) a linha apenas cruzava a estrada de rodagem em Barcelos. Mudou a linha? Mudou a rodovia? Erro na descrição da revista da qual provém a foto? (Ilustração Brasileira, janeiro de 1928).
ACIMA: Mapa dos anos 1950, mostrando parte
do município de São João da Barra, com a estação
no centro e muito próxima à foz do rio Paraíba
do Sul. Reparar que a linha, no mapa, não segue até
Atafona (falha do mapa, na época). Também pode-se notar
um ramal com ramificações partindo da estação
de Barcelos (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VI, 1958).
ACIMA: A estação de Atafona e o antigo pátio em 2015 (Foto Fernando Marietan em 21/11/2015).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Bruno
Pionkewicz de Souza; Juliana Blasi Cunha, PPGA/UFF; Lemetro/UFRJ;
Marco Antonio da Silva Mello, GAP-UFF; DAC-UFRJ; LeMetro/IFCS-UFRJ:
Formas de sociabilidade no balneário de Atafona a partir da leitura
de um álbum de família; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Atafona, em 14/12/1996. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Atafona, em 14/12/1996. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Atafona, em 14/12/1996. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 11/12/2016. Foto Bruno Pionkewicz
de Souza |
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Atualização:
07.10.2019
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