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E. F. Maricá
(1937-1964) |
CABO
FRIO
Município de Cabo Frio, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio
- km 158,249 (1960) |
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RJ-1850 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 11.09.1937 |
Uso atual: sede de camping (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1936? |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando
as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e
somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo
Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República,
conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em junho
de 1957, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação
de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro
de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o
trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio
ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já
desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: "Em
1913, a dois anos do tricentenário de sua fundação, a cidade de Cabo
Frio permanecia mergulhada na vida pacata e solitária de sempre, isolada
da capital e do resto do país pela falta de estradas. Os trilhos da
ferrovia Maricá, que haviam chegado à região (em Araruama) em 1911,
agora estendiam-se até Iguaba Grande. Somente em 1915 os cabo-frienses
ganhariam um meio de locomoção: a lancha a motor com que o francês
Alberto Mazur inaugurou a primeira linha de transporte de passageiros,
via Laguna de Araruama. Era um percurso muito perigoso nos dias de
vento forte; e mesmo com águas calmas, navegava-se horas até atingir
a estação de Iguaba. Depois, dali até Niterói a situação não era melhor,
pois as inúmeras falhas na construção da ferrovia causavam tantos
descarrilhamentos que a viagem poderia durar mais de dez horas. Em
1923, com a abertura da estrada de rodagem até Iguaba, foi inaugurada
uma linha de ônibus com viagem às terças-feiras e, tempos depois,
também aos sábados. Com a construção da ponte Feliciano Sodré, em
1926, foi estabelecido um serviço de ônibus diário" (Elísio
Gomes Filho: Histórias de Célebres Naufrágios do Cabo Frio, Editora
Texto & Arte, s/data).
A E. F. Maricá chegou a Cabo Frio somente em 1937. A
função principal desse prolongamento era o carregamento
de sal no porto.
Durou pouco esse trecho, erradicado com o restante do ramal em 1966.
Na verdade, indicações a partir do Guia Levi mostram
que já no final de 1964, havia trens de subúrbio que
saindo de Niterói entravam por Neves até
a estação de Virajaba apenas, o que significa
que nessa época o resto do ramal já não operava
mais. Também há fontes de Cabo Frio que afirmam
que o trem para lá teria sido suspenso em janeiro de 1962.
Porém, o Guia Levi de 09/1962 ainda mostra trens de
passageiros correndo pelo ramal todo.
O prédio desativado da estação hoje está
dentro de uma área de camping, segundo Coryntho Silva Filho.
"Vi de longe o prédio, já que não
pude nesse dia entrar na área. No topo do prédio ainda figura
a inscrição EFM (Estrada de Ferro Maricá) em alto relêvo. Forçando
um pouco a visão ainda pude ver numa lateral do prédio a inscrição
Cabo Frio, em letras tipo art decô. Cheguei a ver os trens em algumas
ocasiões. Hoje, quem tem menos que cinquenta nem sabe o que é trem..."
(Coryntho Silva Filho, 09/2005). Na verdade, foi camping de
1982 a 2000. "O prédio está em excelente estado de conservação
e a plataforma ainda exibe suas pedras originais em tons de rosa.
O dístico "CABO FRIO" ainda se encontra na lateral do edifício"
(Carlos Euclides Miguez, 2007).
Em 2017, o prédio da estação e o terreno estavam
à venda por 7 milhões de reais. É propriedade
particular.
ACIMA: A linha da antiga E. F. Maricá
entrava na cidade pelo oeste e chegava até a Ponte do Forte,
mostrada no centro do mapa entre as duas enseadas. Notar a linha,
em preto, chegando até ali e parando (Revista Brasileira de
Geografia, out-dez 1944, p. 481). ABAIXO: O dístico
com o nome da antiga estação ainda está no prédio,
bem no estilo dos anos 1930 (Foto Cleiton Pieruccini em 4/2009).
ACIMA: O trem na estação de Cabo
Frio, sem data (Cessão Henrique Alberto). ABAIXO: Inauguração
da estação em 1937 (Vida Doméstica, outubro de 1937).
(Fontes: Coryntho Silva Filho; Henrique Alberto; Carlos Euclides
Miguez; Cleiton Pieruccini; www.marica.com.br; Elísio Gomes Filho:
Histórias de Célebres Naufrágios do Cabo Frio, Editora Texto & Arte,
s/data; IBGE: Vida Doméstica, 1937; Revista
Brasileira de Geografia, 1944; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-70; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Populares esperam a chegada do trem a Cabo Frio para inauguração
da estação e da linha em 1937. Cessão Henrique
Alberto |
Embarque de sal nos vagões da E. F. Maricá, foto
sem data. Foto Moira, do site
www.marica.com.br |
A estação, possivelmente anos 1960. Autor desconhecido |
A estação de Cabo Frio, ainda existente em 09/2005.
Foto Coryntho Silva Filho |
Fachada da estação, em 2007, ainda com o símbolo
EFM sobre a janela acima da porta. Foto Carlos Euclides Miguez |
O antigo prédio da estação, à venda
em 2017 (Autor desconhecido) |
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Atualização:
18.03.2023
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