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E. F. Maricá
(1941-1964) |
FONSECA
Município de São Pedro da Aldeia,
RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 156,458 (1960) |
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RJ-4270 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 01.11.1941 |
Uso atual: em pé, uso desconhecido (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente
da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha
com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento,
e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto,
o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à
empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo
Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio,
onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica
foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou
para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General
Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962,
parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá.
Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói
a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia
foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico
de Fonseca foi inaugurado em 1941.
"Por ocasião da Segunda
Guerra Mundial, a E. F. Maricá tinha interesse em alcançar a localidade
de Macaé. Para tal, foi criado o Posto Telegráfico Fonseca no Km 156,
de onde partiria a linha em direção em Macaé, atravessando as comunidades
de Búzios, Rio das Ostras, Barra de São João e Rio Dourado, daí até
Macaé, margeando a rodovia. Em Barra de São João ainda existe uma
estação ferroviária com plataforma e dizeres alusivos à EFM. Uma ponte
sobre o Rio São João foi construída pra atender o tráfego ferroviário.
Em Rio das Ostras havia até cerca de 20 anos atrás, uma estação ferroviária.
Segundo informações de moradores antigos da região, nesse trecho ferroviário
passaram somente autos de linha e troles, nunca circulando qualquer
trem comercial" (Hélio Suêvo Rodriguez, A Formação
das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória do Trem, 2005).
"Quanto ao posto Fonseca, parece ter sumido da lembrança dos
moradores" (Cleiton Pierucini, 04/2009)".
ACIMA: O prédio da estação
ainda existia em 2022, cercada por casas, espremida numa esquina. A cor azul é terrível (Foto Edson Vander Teixeira em 2022).
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Coaraci Camargo.;
Eduardo Margarit: O resgate da história de uma ferrovia nas
escolas da região dos lagos fluminenses, UFF, 2009; Hélio Suêvo
Rodriguez: A Formação das Estradas de Ferro do Rio de Janeiro, Memória
do Trem, 2005; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 2009. Foto Eduardo Margarit |
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Atualização:
18.03.2023
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