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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pureza
Cambuci
Três Irmãos
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAMBUCI
(antiga VALLÃO DAS ANTAS e MONTE VERDE)

Município de Cambuci, RJ (1895-)
Linha de Campos a Miracema - km 393,328 (1960)   RJ-1848
Altitude: 45 m   Inauguração: 07.1880
Uso atual: sede da Câmara Municipal   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1880, com o nome de Vallão das Antas.

Cambuci
em 1886: "Na estação de Cambuci, antiga de Vallão das Antas, freguezia do Monte Verde: um edifício no km 25, paredes de pau a pique, coberto de telha, com um portão e duas janellas de frente" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

Por algum tempo, já no século XX (1903-1918), a cidade (e provavelmente a estação também) foi chamada de Monte Verde, retomando o nome original depois disso.

Ainda passavam nos anos 2010 raros trens cargueiros por Cambuci, hoje município, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.

A estação ainda estava de pé em 2010 servindo como sede da Câmara Municipal de Cambuci.


ACIMA: A estação à esquerda, prefeitura à direita (Foto sem data, possivelmente por volta de 1950).


ACIMA: Trem de passageiros Campos-Recreio parado em Cambuci, em 1982. Eles ainda existiam, mas estavam muito próximos do fim (Foto Hugo Caramuru).

(Fontes: Hugo Caramuru; Carlos Latuff, 2006; Diego Barbosa; Gutierrez L. Coelho, 2004; Cyro Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Cambuci em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

Acima e à direita, a estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff

A estação em 2010. Foto Diego Barbosa
 
     
Atualização: 29.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.