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E. F. Santo Antonio
de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAMBUCI
(antiga VALLÃO DAS ANTAS e MONTE VERDE)
Município de Cambuci, RJ (1895-) |
Linha de Campos a Miracema - km 393,328
(1960) |
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RJ-1848 |
Altitude: 45 m |
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Inauguração: 07.1880 |
Uso atual: sede da Câmara Municipal |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos
tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto
de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos,
deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1880, com o nome de Vallão das Antas.
Cambuci em 1886: "Na estação
de Cambuci, antiga de Vallão das Antas, freguezia do Monte
Verde: um edifício no km 25, paredes de pau a pique, coberto
de telha, com um portão e duas janellas de frente"
(Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Por algum tempo, já no século XX (1903-1918), a cidade (e provavelmente a estação também) foi chamada de Monte Verde, retomando o nome original depois disso.
Ainda
passavam nos anos 2010 raros trens cargueiros por Cambuci, hoje município, mas os trens de passageiros
deixaram de passar por ali desde o início da década
de 1980.
A estação ainda estava de pé em
2010 servindo como sede da Câmara Municipal de Cambuci.
ACIMA: A estação à
esquerda, prefeitura à direita (Foto sem data, possivelmente
por volta de 1950).
ACIMA: Trem de passageiros Campos-Recreio parado
em Cambuci, em 1982. Eles ainda existiam, mas estavam muito próximos
do fim (Foto Hugo Caramuru).
(Fontes: Hugo Caramuru; Carlos Latuff, 2006; Diego
Barbosa; Gutierrez L. Coelho, 2004; Cyro Pessoa Jr.: Estradas de Ferro
do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Cambuci em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
Acima e à direita, a estação em 10/2006.
Foto Carlos Latuff |
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A estação em 2010. Foto Diego Barbosa |
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Atualização:
29.11.2022
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