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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cambuci
Três Irmãos
Vieira Braga

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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2006)
TRÊS IRMÃOS
Município de Cambuci, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 402,977 (1960)   RJ-1243
    Inauguração: 1883
Uso atual: dormitório para turmas da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações de Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Três Irmãos foi inaugurada em 1883. A descrição do local em 1884 era "Na estação dos Três Irmãos, freguezia de São José do Leonissa: um edifício no km 35, construído de madeiras de lei, paredes de pau a pique, coberto de telha, em terras da primeira outorgante, que confrontam com as de Julio Francisco de Aguiar" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886). Nos anos 1880, era esperado, de acordo com o livro de Pessoa Jr., que a ligação fosse completada entre ela e a estação de Portela, ponto final da linha do Cantagalo, com a construção de uma ponte sobre o Paraíba; por algum motivo, tal nunca se deu. Um serviço de canoas, funcionando até o fim dos anos 1940, conectava Portela a Três Irmãos (Délio Araújo, Informativo Centro-Oeste, 7/4/1989). Em 1944, a região onde

ACIMA: Aurelino Leal chega a Três Irmãos pela balsa vindo de Portela, ao fundo, do outro lado do rio, em 1923: realmente, a falta da ponte ferroviária atrapalhava muito e era absurda (Fon-Fon, 1923). ABAIXO: Portela, no município de Itaocara, ao sul do rio Paraíba; Três Irmãos, distrito de Cambuci, ao norte (Google Maps, 4/2011).

ficava Três Irmãos foi desmembrada de Itaocara e passada para o município de Cambuci. Isto pode ter sido uma das causas da desativação da balsa, aliado ao fato de que a ponte rodoviária foi concluída em 1936. Ainda passam raros trens cargueiros por Três Irmãos, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. A estação fica na margem do rio Paraíba do Sul, em frente à estação de Portela, do outro lado do rio e estação terminal da linha do Cantagalo. "A estação original de Três Irmãos era toda de madeira e muito grande. Acredito que esta tenha sido demolida há mais de 35 anos. Na época havia um político na localidade querendo "modernizar" a estação e conseguiu com a RFFSA a sua demolição e a construção de uma pequena estação toda em alvenaria. Atualmente, não há mais agente trabalhando. Ela só é aberta quando há operários trabalhando na manutenção da ferrovia, sendo que a passagem de trem é esporádica" (Gustavo Neto, 03/2006). "A estação de Três Irmãos encontra-se conservada e serve de dormitório para as equipes da Ferrovia Centro-Atlântica. A linha que liga Recreio (MG) a Campos(RJ) está em péssimas condições de conservação, com dormentes podres e mesmo trilhos com fixação precária, oferecendo risco aos ferroviários e moradores. A falta de investimento na linha se deve ao fato de alí não haver tráfego de cargas. O trecho é utilizado para transporte de material da própria FCA" (Carlos Latuff, 10/2006).
(Fontes: Carlos Latuff; Gustavo Neto; Délio Araújo; Google Maps, 2011; Fon-Fon, 1923; Cyro Pessoa Jr.: Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff

A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff
 
     
Atualização: 11.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.