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E. F. Santo Antonio
de Pádua (1883-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2006) |
TRÊS
IRMÃOS
Município de Cambuci, RJ |
Linha de Campos a Miracema - km 402,977
(1960) |
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RJ-1243 |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: dormitório para turmas da
FCA |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações de Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado
de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980
ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a
linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos
tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto
de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos,
deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Três Irmãos foi inaugurada em 1883. A descrição
do local em 1884 era "Na estação dos Três
Irmãos, freguezia de São José do Leonissa: um
edifício no km 35, construído de madeiras de lei, paredes
de pau a pique, coberto de telha, em terras da primeira outorgante,
que confrontam com as de Julio Francisco de Aguiar" (Estradas
de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886). Nos anos 1880, era
esperado, de acordo com o livro de Pessoa Jr., que a ligação
fosse completada entre ela e a estação de Portela,
ponto final da linha do Cantagalo, com a construção
de uma ponte sobre o Paraíba; por algum motivo, tal
nunca se deu. Um serviço de canoas, funcionando até o fim dos anos
1940, conectava Portela a Três Irmãos (Délio
Araújo, Informativo Centro-Oeste, 7/4/1989). Em 1944, a
região onde
ACIMA: Aurelino Leal chega a Três Irmãos
pela balsa vindo de Portela, ao fundo, do outro lado do rio, em 1923:
realmente, a falta da ponte ferroviária atrapalhava muito e
era absurda (Fon-Fon, 1923). ABAIXO: Portela, no município
de Itaocara, ao sul do rio Paraíba; Três Irmãos,
distrito de Cambuci, ao norte (Google Maps, 4/2011).
ficava Três Irmãos
foi desmembrada de Itaocara e passada para o município
de Cambuci. Isto pode ter sido uma das causas da desativação
da balsa, aliado ao fato de que a ponte rodoviária foi concluída
em 1936. Ainda passam raros trens cargueiros por Três Irmãos,
mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início
da década de 1980. A estação fica na margem do
rio Paraíba do Sul, em frente à estação de Portela,
do outro lado do rio e estação terminal da linha
do Cantagalo. "A estação original de Três Irmãos era toda
de madeira e muito grande. Acredito que esta tenha sido demolida há
mais de 35 anos. Na época havia um político na localidade querendo
"modernizar" a estação e conseguiu com a RFFSA a sua demolição e a
construção de uma pequena estação toda em alvenaria. Atualmente, não
há mais agente trabalhando. Ela só é aberta quando há operários trabalhando
na manutenção da ferrovia, sendo que a passagem de trem é esporádica"
(Gustavo Neto, 03/2006). "A estação de Três Irmãos
encontra-se conservada e serve de dormitório para as equipes da Ferrovia
Centro-Atlântica. A linha que liga Recreio (MG) a Campos(RJ) está
em péssimas condições de conservação, com dormentes podres e mesmo
trilhos com fixação precária, oferecendo risco aos ferroviários e
moradores. A falta de investimento na linha se deve ao fato de alí
não haver tráfego de cargas. O trecho é utilizado para transporte
de material da própria FCA" (Carlos Latuff, 10/2006).
(Fontes: Carlos Latuff; Gustavo Neto; Délio
Araújo; Google Maps, 2011; Fon-Fon, 1923; Cyro Pessoa Jr.:
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff |
A estação em 10/2006. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
11.08.2013
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