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E. F. Maricá
(1894? -1964) |
CAMBURI
Município de Maricá, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio -
km 47 (1936)
km 47,563 (1960) |
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RJ-4666 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 30.06.1929 |
Uso atual: desconhecido (2023) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente
da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha
com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento,
e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto,
o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à
empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo
Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio,
onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica
foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou
para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General
Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962,
parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá.
Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói
a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia
foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A parada
de Camburi foi inaugurada em 1929, segundo o Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960).
Porém, dez anos antes, em 1919, houve uma revolta em Maricá dos usuários
da ferrovia tendo como um dos motivos a supressão de
duas paradas: a de Itapeba e a de Camburi. Trilhos foram arrancados do leito.
A polícia teve de intervir. Porém, fica a pergunta: se a parada não existia ainda, por que a revolta? (ver caixa abaixo, de 1919).
Nos Guias Levi, a parada era citada como já era existente em maio de 1936. Em 1960, era também citada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil.
Em 1964, a ferrovia foi finalmente desativada.
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1919
AO LADO: Revolta em Maricá por causa do fechamento da parada Camburi
(O Estado de S. Paulo, 18/4/1919)
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ACIMA: Guia Levi, p. 77 em maio de 1936: A parada de Camburi aparece no km 53 - ver quadro PARADAS, no quadrante direito inferior.
ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de Camburi no km 47,563 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura, quando há). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.
(Fontes: O Estado
de S. Paulo, 1919; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Atualização:
24.03.2023
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