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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Itapeba
Camburi
Maricá
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Maricá (1894? -1964)
CAMBURI
Município de Maricá, RJ
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio -
km 47 (1936)
km 47,563 (1960)
  RJ-4666
Altitude: 3 m   Inauguração: 30.06.1929
Uso atual: desconhecido (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Camburi foi inaugurada em 1929, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil (1960).

Porém, dez anos antes, em 1919, houve uma revolta em Maricá dos usuários da ferrovia tendo como um dos motivos a supressão de duas paradas: a de Itapeba e a de Camburi. Trilhos foram arrancados do leito. A polícia teve de intervir. Porém, fica a pergunta: se a parada não existia ainda, por que a revolta? (ver caixa abaixo, de 1919).

Nos Guias Levi, a parada era citada como já era existente em maio de 1936. Em 1960, era também citada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil.

Em 1964, a ferrovia foi finalmente desativada.

1919
AO LADO: Revolta em Maricá por causa do fechamento da parada Camburi (O Estado de S. Paulo, 18/4/1919)

ACIMA: Guia Levi, p. 77 em maio de 1936: A parada de Camburi aparece no km 53 - ver quadro PARADAS, no quadrante direito inferior.


ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de Camburi no km 47,563 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura, quando há). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.

(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1919; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
   

   
 
     
Atualização: 24.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.