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E. F. Maricá
(1901 -1964) |
MARICÁ
Município de Maricá, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio
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km 49 (1936)
km 49,401 (1960) |
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RJ-1870 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 23.06.1901 |
Uso atual: demolida (o que existe hoje é uma reconstrução)
- Secretaria de Turismo (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2008 (demolido/ reconstruído) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente
da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha
com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento,
e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto,
o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à
empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo
Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio,
onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica
foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou
para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General
Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962,
parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá.
Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói
a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia
foi finalmente erradicada em 31/01/1966. |
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NOTA DO AUTOR: A história da E. F. Maricá é, principalmente nas duas décadas iniciais (1899-1920), muito controversa. Os dados colhidos, a maioria de relatos e de jornais da época, são bastante contraditórios e, portanto, de não fáceis interpretações. Isto, naturalmente, leva a erros, dúvidas e constantes correções.
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A ESTAÇÃO: A ferrovia E.
F. Maricá haveria chegado à cidade que lhe deu o nome, Maricá,
somente em 1901, embora a ferrovia já funcionasse desde 1888, quando abriu o primeiro trecho entre São Gonçalo até Rio do Ouro (depois chamada de Virajaba).
Para se chegar até a estação de Ponta Negra (nome da estação de Manoel Ribeiro durante o projeto de construção), no dia da inauguração da linha entre Neves e essa estação, os convidados embarcaram numa barca no Cais Pharoux, no Rio de Janeiro, atravessaram a baía, desceram no cais mais próximo da estação de Neves e andaram "cento e tantos metros" para chegar até a estação inicial de Neves, na E. F. Maricá (ver caixa abaixo). Ali embarcaram no trem e foram até a estação de Maricá numa viagem de duas horas e meia, lá chegando às 12 horas. Ali, após um lauto almoço, houve o embarque na linha a ser inaugurada de Maricá até Manoel Ribeiro.
(Note-se que no caixa abaixo, de 24/6/1901, é dito que "Maricá era o antigo ponto terminal da linha", o que nos faz concluir que a estação já estava funcionando havia algum tempo ou que ela havia sido a estação terminal do projeto original. Como não foram encontradas referências à data de inauguração da estação de Maricá, poderíamos então entender, com ressalvas, que a estação também foi inaugurada neste mesmo dia de 23 de junho.)
A estrada seria então prolongada sucessivamente até 1936, quando atingiu
seu ponto máximo em Cabo Frio.
Em 1964, o trecho que
passava por Maricá foi desativado. Em 31 de dezembro deste mesmo ano, a RFFSA alienou o prédio da estação à Prefeitura Municipal (RFFSA/DD-104).
A estação foi
depois demolida.
Em seu lugar foi colocado um busto do Conselheiro
Macedo Soares.
Em 2008, a Prefeitura reconstruiu
a estação baseada em fotos antigas, para abrigar a
Secretaria de Turismo. A réplica foi inaugurada no fim desse ano.
Estava funcionando como Secretaria de Turismo, Lazer, Indústria e Comércio.
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1901
AO LADO: abertura do trecho da ferrovia até Manoel Ribeiro - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA (Jornal do Brasil, 24/6/1901). |
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1903
AO LADO: Novo horario dos trens Neves-Maricá a partir de 20 de junho de 1903 (Jornal do Brasil, 20/6/1901). |
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1903
AO LADO: Estes trens especiais rodaram por muitos anos na ferrovia para atender os interessados a ir à festa em Maricá (Jornal do Brasil, 11/8/1903). |
ACIMA: Horarios dos trens em Maricá nos dias 12 e 16 de agosto de 1906 em Maricá, devido às festas (Jornal do Brasil, 11/8/1906).
ACIMA: A estação
de Maricá em 1o de maio de 1913. Até este dia era a estação terminal do ramal, quando se inaugurou o trecho até Tingui (Nilo Peçanha) (Revista FON-FON, 10/5/1913).
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1919
AO LADO: Revolta em Maricá em 1919
(O Estado de S. Paulo, 18/4/1919) |
ACIMA: Sócios do Centro Excursionista Brasileiro
posam na estação de Maricá em 1934 (Revista da
Semana, 7/4/1934).
ACIMA: Trem em Maricá - aparentemente anos
1940 (acervo Maria P. A. Silva).
ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de Maricá no km 49,601 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura, quando há). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.
(Fontes: Cleiton Pieruccini;
acervo Maria da Penha; acervo Maria P. A. Silva; MaricaJá,
2003; O Estado de S. Paulo, 1919;
Revista
da Semana, 1934; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Maricá, sem data. Revista
Maricá Já, no. 13, agosto/2003. Acervo Profa.
Maria da Penha |
A estação de Maricá, sem data. Nesta foto
apresenta aspecto diferentes da foto anterior, mais antiga.
Revista Maricá Já, no. 13, agosto/2003.
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Reconstrução da estação, em outubro
de 2008. Foto Cleiton Pieruccini |
A estação como réplica, em 04/2009. Foto
Cleiton Pieruccini |
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Atualização:
21.03.2023
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