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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Fazenda Grande
Itererê
Javarena
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Leopoldina (1903-1975)
RFFSA (1975-1996)
ITERERÊ
Município de Campos, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 334,678 (1960)   RJ-1840
Altitude: 17 m   Inauguração: 25.07.1903
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itererê foi inaugurada em 1903.

Em 2009 ainda passam raros trens cargueiros pela estação de Itererê, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980.

A estação, habitada então havia muitos anos por uma família que não cuidava dela, estava havia muitos anos carecendo de uma reforma. Em abril de 2009 o estado do prédio era péssimo, alguma coisa seria preciso de ser feita antes que ela caísse. A FCA improvisou uma plataforma na altura da rodovia que passa em frente, aproveitando um desvio da linha para a estação como pode se ver na foto abaixo. A estação estava a três metros de desnível da rodovia, e a cinco da mesma. Ali se embarcava então pedra brita de uma pedreira próxima (pedreira Itererê, que ficava a 2 km). Ela atendia à nessa época à manutenção das linhas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Em fevereiro de 2019, a estação estava em estado nada bom, mas habitada. Os trens cargueiros já não passavam mais ali nem no resto da linha.


ACIMA: Em abril de 2009, vagões ainda carregavam na estação de Iterere, próxima à pedreira do mesmo nome, com sede em Campos. Os desvios estavam cobertos de mato, mas ainda funcionavam. Os vagões estavam no pátio da estação (Foto Ricardo Quinteiro de Mattos, abril de 2009).

(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Ricardo Quinteiro de Mattos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84)
     

A estação de Itererê, em 01/2004. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 04/2009. Foto Ricardo Quinteiro de Mattos

A estação em fevereiro de 2019. Foto Cleverson Junior
 
     
Atualização: 24.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.