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E. F. Leopoldina
(1897-1965) |
MANUEL
DE MORAIS
Município de Santa Maria Madalena,
RJ |
Ramal de Manuel de Morais - km 357,388
(1960) |
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RJ-1873 |
Altitude: 249 m |
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Inauguração: 1897 |
Uso atual: desconhecido (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal que
ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais)
teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até
Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente
em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação
até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em
1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre
Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após
a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e
em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde
de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o
outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera
em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo
foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento
de Trajano de Morais já não era alcançado. Em
1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto,
o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu
ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início
dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram
arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Manuel de Morais foi inaugurada em 1897. Dali a linha deveria
continuar até Macuco, onde se encontraria com a linha
Cordeiro-Macuco, o que nunca aconteceu.
O trem e a estação
foram desativados em 1965.
A estação foi reformada em
2007.
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1931
AO LADO: Pedido de mudança dos trens indeferidos (O Estado de S. Paulo, 26/3/1931).
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(Fontes: Carlos Magno F. Abreu; Gutierrez L. Coelho;
Ricardo Quinteiro de Mattos) |
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Atualização:
13.04.2018
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