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E. F. Leopoldina
(1896-1965) |
VISCONDE
DE IMBÉ
Município de Trajano de Morais, RJ
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Ramal de Mendes de Morais - km
351,743 (1960) |
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RJ-1855 |
Altitude: 334 m |
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Inauguração: 15.09.1896 |
Uso atual: em ruínas (2012) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano
de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte
até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente
em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação
até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em
1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre
Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após
a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e
em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde
de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o
outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera
em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo
foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento
de Trajano de Morais já não era alcançado. Em
1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto,
o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu
ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início
dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram
arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Visconde de Imbé foi inaugurada em 1896.
O trem foi desativado em 1965.
O prédio da estação ainda existia em 2004, mas
em janeiro de 2008, estava praticamente demolido, graças à
ignorância cultural reinante em vários lugares deste
país, que confundem "restauração" com
"reforma". A informação obtida por Ricardo
Quinteiro de Mattos é de que ela estava sendo restaurada
para se tornar um centro cultural. Centro cultural, depois de descaracterização?
Centro de ignorância!!! De qualquer forma, em 2009 a obra teria
sido embargada pelo IPHAN. Em 2019, estava em ruínas.
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Gutierrez
L. Coelho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação no carnaval de 1987. Foto Angela Nair |
A estação de Visconde de Imbé em 01/2004.
Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação de Visconde de Imbé em 01/2008,
sendo "restaurada". Foto Ricardo Quinteiro de Matos |
A estação de Visconde de Imbé em 01/2008,
sendo "restaurada". Foto Ricardo Quinteiro de Matos |
A estação em ruínas em 5/8/1912. Autor
desconhecido |
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Atualização:
16.03.2019
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