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E. F. Itapemirim
(1925-c.1965) |
MARATAIZES
Município de Marataizes, ES |
E. F. do Itapemirim - km 0 (1948) |
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ES-1871 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1925 |
Uso atual: posto de informações
turisticas (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação
das estações desta linha. Porém, o Guia Levi
de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na
linha.) |
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A ESTAÇÃO: "Meu
pai, Jonas Moraes, foi encarregado de inaugurar as estações terminais
da Barra do Itapemirim e de Marataízes, uma ponta de trilho, em 1925.
Para Marataízes, a ferrovia foi de suma
importância para o seu desenvolvimento. A partir da década de 1940,
Marataízes, um balneário de praias calmas, começou a receber veranistas
vindos de cidades próximas, principalmente de Cachoeiro de Itapemirim.
A rodovia que ligava essas duas cidades era bastante precária, o que
fazia da ferrovia a melhor opção de transporte. A linha operava com
uma locomotiva e cerca de quatro carros, realizando uma viagem por
dia. O número de passageiros era alto no verão, diminuindo no restante
do ano. Com o asfaltamento da rodovia ligando Cachoeiro de Itapemirim
a Marataízes, que reduziu o percurso para menos de 50 km, houve a
desativação da E F Itapemirim na década de 1960. A estação mantém-se
de pé, sendo transformada em estação rodoviária" (América
Moraes Moysés, 11/2005). (Nota do autor do
site: América cita as duas estações como terminais
e abertas em 1925. Parece que a ferrovia realmente somente chegou
a estas duas localidades neste ano e foram abertas uma pouco depois
da outra. Vale salientar que, até 1923, seu pai trabalhava
na E. F. Vitória-Minas e não na E. F. Itapemirim. Então,
a data de 1925 parece ser bastante confiável.)
Em 2017, a estação de Marataízes ainda
estava de pé. Foi desativada em meados dos anos 1960. Funcionou
como rodoviária e agora era um posto de informações
turísticas, depois de ter sido sede do Corpo de Bombeiros por
um tempo. No dístico ainda se podia ler: Marathayzis.
ACIMA: Trem passa por Marataízes. Data
indicada: 1965. Se for, pode ter sido o último, daí
o ajuntamento de gente (Autor desconhecido - http://portalmaratimba.com.br).
ACIMA: Estação de Mataraízes, autor e data
desconhecidos.
(Fontes: Luiz Claudio V. Lopes; Eliezer Magliano; Marcos
Farias; Jorge A. Ferreira; Luiz Baresa; Gladstone Rubim; A. C. Belviso;
América Moraes Moysés; http://portalmaratimba.com.br) |
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A estação em 1947. http://portalmaratimba.
com.br |
A velha estação hoje é rodoviária.
Foto Gladstone Rubim |
A estação: foto sem data. Cartão postal,
acervo Luiz Bareza, cessão Jorge A. Ferreira |
A estação em 2004. Foto cedida por A. C. Belviso |
A estação em 05/2006. Foto Marcos Farias |
A estação em 3/2011. Foto Eliezer Magliano |
A estação de Marataizes em 17/1/2016. Foto Luiz
Claudio V. Lopes |
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Atualização:
04.06.2020
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