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E. F. Itapemirim
(1925-c.1965) |
BARRA
Município de Marataízes, ES |
E. F. do Itapemirim - km 4 (1958) |
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ES-1850 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1925 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação
das estações desta linha. Porém, o Guia Levi
de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na
linha.) |
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A ESTAÇÃO: O porto da Barra do Itapemirim
era um dos mais importantes do Estado do Espírito Santo.
Ligava-se a Cachoeiro do Itapemirim pela navegação
fluvial no rio Itapemirim. A construção de
rodovias e a centralização gradual das cargas da região
para os portos de Vitória e do Rio de Janeiro,
aliada ao assoreamento da foz do rio Itapemirim, junto ao
porto, fizeram com que a ferrovia e a estação da Barra
perdessem importância muito rapidamente.
"A estação de Itapemirim foi inaugurada no final da década
de 1910. Apesar de ser aí a sede do município, era apenas um ponto
de passagem após a inauguração da estação da Barra. Meu pai, Jonas
Moraes, foi encarregado de inaugurar as estações terminais da Barra
do Itapemirim e de Marataízes, uma ponta de trilho, em 1925. A estação
da Barra abrigava as oficinas da ferrovia. Essa era considerada
a estação principal. Aí moramos em casa própria, nos cinco primeiros
anos da ferrovia, tendo o meu pai como o chefe de tráfego. Somente
os agentes da estação moravam em casa anexa à própria estação"
(América Moraes Moysés, 11/2005). (Nota
do autor do site: América cita as duas estações
como terminais e abertas em 1925. Parece que a ferrovia realmente
somente chegou a estas duas localidades neste ano e foram abertas
uma pouco depois da outra. Vale salientar que, até 1923,
seu pai trabalhava na E. F. Vitória-Minas e não na
E. F. Itapemirim. Então, a data de 1925 parece ser bastante
confiável.)
Foi desativada em meados dos anos 1960.
Com as poucas informações que tenho, a estação
da Barra - também chamada de Barra do Itapemirim
- permaneceria até hoje em pé. De pé está
certamente o prédio das antigas oficinas da linha, como se
pode ver pelas fotos abaixo. Estes armazéns estavam em restauração
em 2010.
ACIMA: A linha, em foto de c.1957, junto à
praia, próxima à estação da Barra (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
ACIMA:
Armazens da Barra, ainda em uso. Note-se os trilhos do ramal que
chegava ao Trapiche, onde era feito o transbordo de cargas entre
a ferrovia e os barcos no Rio Itapemirim (Autor e date desconhecidos).
ACIMA: Armazens da Barra, por volta dos anos 2000, já com
outros usos (Autor e data desconhecidos).
(Fontes: Gladstone Rubim; Luiz Claudio
Vieira Lopes; Victor de Moura; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1917-80)
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A estação da Barra em 1940. Foto de acervo particular |
O prédio das oficinas da E. F. Itapemirim ainda de pé,
próximo do local da antiga estação. Foto
Gladstone Rubim |
Ele ainda mantém o dístico onde está escrito:
"Oficinas - E. F. Itapemirim - 1937". Foto Gladstone
Rubim |
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Atualização:
04.06.2020
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