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E. F. Itapemirim
(c.1912-c.1965) |
OUVIDOR
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km 37 (1948) |
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ES-4689 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1910 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ouvidor foi provavelmente inaugurada no início dos
anos 1910.
"A estação do Ouvidor recebia uma linha da Usina Paineiras,
onde aquela locomotiva que está na praça onde ficava a estação Paineiras
e que descarregava cana de açúcar. Mas que, por ser linha de bitola
estreita (0,60 m), não entrava na EF Itapemirim" (Luiz
Claudio Vieira Lopes, 20/1/2017).
A estação já foi demolida e dela não sobrou
qualquer vestígio.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Itapemirim, ES. Várias das estações estão
assinaladas no mapa ao longo da linha. A de Ouvidor está junto
ao rio Itapemirim, a oeste. Notar como a linha acompanha am quase
todo o percurso este rio (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
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Atualização:
04.06.2020
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