|
|
E. F. Itapemirim
(c.1930-c.1940) |
RIO
NOVO
Município de Rio Novo do Sul, ES |
E. F. do Litoral - km 12 (1933) |
|
ES-3035 |
Altitude: - |
|
Inauguração: c.1930 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da E. F. do Litoral foi entregue por volta de 1930, partindo
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim. O projeto
indicava a construção de uma ferrovia entre Vitoria
e Ponte de Itabapoana, ambas estações da Leopoldina.
Parece que o trecho aberto nunca conseguiu ser prolongado e a ferrovia
teria sido extinta no final dos anos 1930. A partir de 1940, a E.
F. do Litoral já não consta dos guias, o que significa
que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao transporte público,
ficando apenas como cargueira de alguma usina no local. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Novo foi inaugurada por volta de 1928. Pelo menos, nesse
ano, o prédio foi concluído.
Em 1933, o horário
dos seus trens constava do Guia Levi e levava-se 40 minutos de Rio
Novo a Paineiras, num trecho de 12 quilômetros.
Era a ponta de uma pequena ferrovia, a E. F. do Litoral, que partia
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim.
Era na verdade um pequeno ramal, mas que deveria ser bem maior, acompanhando
o litoral entre duas estações da Leopoldina, Ponte
de Itabapoana, na divisa do ES com o RJ, e a capital Vitória,
passando, no entanto, bem mais próximo da costa do que a linha
da Leopoldina.
"Essa E. F. do Litoral aparece como Linha do Litoral no Guia
Levi, ligando Rio Novo do Sul a Paineiras, esta na E. F. Itapemirim.
Pode não ter pertencido à EFI, mas era operada estritamente
em conjunção com esta. Durante a semana as conexões
em Paineiras favoreciam quem vinha de Rio Novo para Cachoeiro e vice-versa;
nos finais de semana as conexões eram de e para Marataízes.
Muito provável que tenha começado como um projeto separado
e que acabou "engolido" pela E.F.I." (Nicholas
Burman, 04/2005).
A partir de 1940, a E. F. do Litoral já não consta dos
guias, o que significa que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao
transporte público, ficando apenas como cargueira de alguma
usina no local. A estação pode ter sido fechada nessa
época. Não se tem notícias da estação,
hoje. |
|
|
|
A estação de Rio Novo, em 1928, recem-terminada.
Cessão A. Malacarne |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.06.2020
|
|