|
|
E. F. Itapemirim
(c.1930-c.1940) |
SAPUCAIA
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Litoral - km |
|
ES-4694 |
Altitude: - |
|
Inauguração: c.1930 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da E. F. do Litoral foi entregue por volta de 1930, partindo
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim. O projeto
indicava a construção de uma ferrovia entre Vitoria
e Ponte de Itabapoana, ambas estações da Leopoldina.
Parece que o trecho aberto nunca conseguiu ser prolongado e a ferrovia
teria sido extinta no final dos anos 1930. A partir de 1940, a E.
F. do Litoral já não consta dos guias, o que significa
que ou ela foi fechada, ou foi suprimida ao transporte público,
ficando apenas como cargueira de alguma usina no local. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sapucaia deve ter sido inaugurada por volta de 1928. Em
1933, o horário dos seus trens constava do Guia Levi e levava-se
40 minutos de Rio Novo a Paineiras.
Era a ponta de uma pequena ferrovia, a E. F. do Litoral, que partia
da estação de Paineiras, na E. F. Itapemirim.
Era na verdade um pequeno ramal, mas que deveria ser bem maior, acompanhando
o litoral entre duas estações da Leopoldina, Ponte
de Itabapoana, na divisa do ES com o RJ, e a capital Vitória,
passando, no entanto, bem mais próximo da costa do que a linha
da Leopoldina.
Sem mais detalhes.
Não confundir com outra estação de mesmo nome (Sapucaia do Sul) que fica no Estado do Rio Grande do Sul, na antiga linha Porto Alegre a Caxias do Sul e também com a estação de Sapucaia, localizada por sua vez no Estado do Rio de Janeiro, na antiga linha Auxiliar, da E. F. Central do Brasil e, depois, da E. F. Leopoldina. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.06.2020
|
|