A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Inohan
São José da E. F. Maricá
Buriche
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
 
E. F. Maricá (1929-1964)
SÃO JOSÉ DA E.F.MARICÁ
Município de São Gonçalo, RJ

E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 40,815 (1936)
km 35,240 (1960)

  RJ-4936
Altitude: 14 m   Inauguração: 30.06.1929
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: -
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada em 31/01/1966.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São José era uma parada e não aparecia com os horários nas tábuas do Guia Levi, mas sim numa relação das várias existentes em maio de 1936, na p. 77, por exemplo.

As datas de inauguração e de desativação não foram encontradas neste caso.

Ali se vê que os trens S1 e S2 paravam somente nas paradas assinaladas com (*). São José era uma destas paradas. A parada de São José ficava no km 40, não muito distante da parada de Barreto, mas não na tábua de horários principal.

O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 mostrava a existência desta parada, com o km 39,100 (ver caixa mais abaixo, de 1936).


ACIMA: Guia Levi, p. 77 em maio de 1936: A parada de Barreto no km 40 (ver quadro PARADAS, no quadrante direito inferior era diferente da mostrada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil em 1960, que mostrava 39,100). O motivo dessas diferenças é difícil de ser explicado hoje em dia.

ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de São José no km 39,100 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura (quando há)). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.

(Fontes: Guias Levi, 1917-1965; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 24.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.