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E.
F. Maricá (1929-1964) |
SÃO JOSÉ DA E.F.MARICÁ Município
de São Gonçalo, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 40,815 (1936)
km 35,240 (1960)
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RJ-4936 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 30.06.1929 |
Uso atual: desconhecido |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: - |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto
em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou
a Itapeba e somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel
Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também
da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação
de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou
a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários
da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale
aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia
e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas
das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do
Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens
passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando
no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo
Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente
seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba,
com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente
erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São José era uma parada e não aparecia com os horários nas tábuas do Guia Levi, mas sim numa relação das várias existentes em maio de 1936, na p. 77, por exemplo.
As datas de inauguração e de desativação não foram encontradas neste caso.
Ali se vê que os trens S1 e S2 paravam somente nas paradas assinaladas com (*). São José era uma destas paradas. A parada de São José ficava no km 40, não muito distante da parada de Barreto, mas não na tábua de horários principal.
O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 mostrava a existência desta parada, com o km 39,100 (ver caixa mais abaixo, de 1936).
ACIMA: Guia Levi, p. 77 em maio de 1936: A parada de Barreto no km 40 (ver quadro PARADAS, no quadrante direito inferior era diferente da mostrada no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil em 1960, que mostrava 39,100). O motivo dessas diferenças é difícil de ser explicado hoje em dia.
ACIMA: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, tabela parcial de estações da linha de Maricá, em 1960: A parada de São José no km 39,100 (Ordem na tabela: Estação - kmtragem - altitude - data de abertura (quando há)). Ver as discrepâncias entre esta tabela e a dos Guias Levi mostradas nesta página e em outras desta ferrovia.
(Fontes: Guias Levi, 1917-1965; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.03.2023
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