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E. F. Maricá
(1899-1964) |
INOÃ
Município de Maricá, RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 35,240 (1960) |
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RJ-1841 |
Altitude: 14 m |
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Inauguração: 30.06.1899 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando
as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e
somente em 1894 a Marica. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo
Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também da República,
conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
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NOTA DO AUTOR: A história da E. F. Maricá é, principalmente nas duas décadas iniciais (1899-1920), muito controversa. Os dados colhidos, a maioria de relatos e de jornais da época, são bastante controversos e, portanto, de não fáceis interpretações. Isto, naturalmente, leva a erros, dúvidas e constantes correções.
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A ESTAÇÃO: A ferrovia
E. F. Maricá chegou à estação de Inoã
em 1899.
Segundo o site http://agenciaspostais.com.br, Inoã foi a primeira estação da linha da EF Maricá em território do município de Maricá, inaugurada em 05/05/1899 (diferentemente do que este autor considera como sendo 1894).
Foi prolongada sucessivamente até 1936, quando atingiu seu
ponto máximo em Cabo Frio. é distrito de Maricá desde 1926.
Em 1964, o trecho que passava por Inoã foi finalmente
desativado, quando já era operado pela Leopoldina.
A estação foi demolida. "Em seu lugar está
sendo erguido um outro prédio, acho que público. As placas no local
da obra não identificam o que será futuramente. A casa do agente da
estação esta de pé, alguns metros adiante, servindo como moradia"
(Cleiton Pieruccini, outubro de 2008).
O prédio público é uma escola estadual. Alguns
metros adiante se encontra uma velha casa do chefe da estação, já
bastante deteriorada.
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1939
AO LADO: Acidentes
em série com uma automotriz, que terminaram na estação
de Inoã (O Estado de S. Paulo, 3/1/1939).
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ACIMA: Embora seja a mesma foto exposta abaixo,
está em melhor resolução e mostra o pátio
da estação de Inoã (ou Inohan, na época). Data desconhecida (Acervo Claudio Falcão).
(Fontes: Cleiton Pieruccini, 2009; Claudio Falcão;
MaricaJá, 2003; O Estado de S. Paulo, 1939; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Inoã, ainda ativa, em foto
sem data. Extraída da revista Maricá Já,
no. 13, agosto/2003 |
A ex-casa do chefe da estação em abril de 2009.
Foto Cleiton Pieruccini |
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Atualização:
15.03.2023
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