A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Conceição do Macabu
Triunfo
Leitão da Cunha
...

...
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D

...
 
E. F. Barão de Araruama (1879-1891)
E. F. Leopoldina (1891-1966/7)
TRIUNFO (antiga ITAPUÁ)
Município de Santa Maria Madalena, RJ
Ramal de Santa Maria Madalena - km 306,661 (1960)   RJ-1856
Altitude: 44 m   Inauguração: 23.03.1879
Uso atual: bar e restaurante   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em 1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento de Trajano de Morais já não era alcançado. Em 1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto, o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram arrancados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Triunfo foi inaugurada em 1879. Segundo o Almanak Lemmertz para 1889, "a estação de Triumpho, ponto terminal da E. F. Barão de Araruama, é actualmente um povoado que contém cerca de 300 habitantes e um ponto commercial de alguma importancia". Chamou-se Itapuá por algum tempo durante o final dos anos 1940 e início dos anos 1950. O trecho em que ela estava era de serra, vendo-se ao fundo nas fotos as montanhas. O trem deixou de chegar a Triunfo entre 1966 e 1967, depois de ter a estação ficado como ponta de linha a partir de agosto de 1965. Foi restaurada mas com descaracterizações. Parece ter sido construído um segundo andar sobre a estação original - aliás, pelo estilo, esta construção deve ser dos anos 1930 ou 40. Estava de pé em 2015 sendo utilizada como bar e restaurante.
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Eduardo Bekman; Antonio Carlos Braz; Luiz Antonio Mathias Netto; Almanak Lemmertz, 1889; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

À direita da foto, atrás da locomotiva, a estação de Triunfo. Ao fundo, as montanhas. Data ignorada. Foto Antonio Carlos Braz

A estação em fevereiro de 1997. Foto Luiz Antonio Mathias Netto

A estação em 2007. Foto Ricardo Quintero

A estação em 2007. Foto Ricardo Quintero

A estação em 2015. Foto Eduardo Bekman
 
     
Atualização: 13.11.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.