|
|
E. F. Barão
de Araruama (1879-1891)
E. F. Leopoldina (1891-1966/7) |
TRIUNFO
(antiga ITAPUÁ)
Município de Santa Maria Madalena,
RJ |
Ramal de Santa Maria Madalena - km 306,661
(1960) |
|
RJ-1856 |
Altitude: 44 m |
|
Inauguração: 23.03.1879 |
Uso atual: bar e restaurante |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal que
ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano de Morais)
teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte até
Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente
em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação
até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em
1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre
Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após
a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e
em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde
de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o
outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera
em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo
foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento
de Trajano de Morais já não era alcançado. Em
1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto,
o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu
ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início
dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram
arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Triunfo foi inaugurada em 1879. Segundo o Almanak Lemmertz
para 1889, "a estação de Triumpho, ponto terminal
da E. F. Barão de Araruama, é actualmente um povoado
que contém cerca de 300 habitantes e um ponto commercial de
alguma importancia". Chamou-se Itapuá por algum
tempo durante o final dos anos 1940 e início dos anos 1950.
O trecho em que ela estava era de serra, vendo-se ao fundo nas fotos
as montanhas. O trem deixou de chegar a Triunfo entre 1966
e 1967, depois de ter a estação ficado como ponta de
linha a partir de agosto de 1965. Foi restaurada mas com descaracterizações.
Parece ter sido construído um segundo andar sobre a estação
original - aliás, pelo estilo, esta construção
deve ser dos anos 1930 ou 40. Estava de pé em 2015 sendo utilizada
como bar e restaurante.
(Fontes: Ricardo Quinteiro de Mattos; Eduardo Bekman;
Antonio Carlos Braz; Luiz Antonio Mathias Netto; Almanak Lemmertz,
1889; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do
Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
À direita da foto, atrás da locomotiva, a estação
de Triunfo. Ao fundo, as montanhas. Data ignorada. Foto Antonio
Carlos Braz |
A estação em fevereiro de 1997. Foto Luiz Antonio
Mathias Netto |
A estação em 2007. Foto Ricardo Quintero |
A estação em 2007. Foto Ricardo Quintero |
A estação em 2015. Foto Eduardo Bekman |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.11.2015
|
|