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Cia. E. F. Barão
de Araruama (1879-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1966/7) |
CONCEIÇÃO
DE MACABU
Município de Conceição
de Macabu, RJ |
Ramal de Santa Maria Madalena -
km 296,088 (1960) |
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RJ-1847 |
Altitude: 39 m |
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Inauguração: 23.01.1879 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal que ligava Entroncamento (Conde de Araruama) a Ventania (Trajano
de Morais) teve a linha entregue em 1878 até Conceição e no ano seguinte
até Triunfo (Itapuá) e Ventania, pela E. F. Barão de Araruama. Somente
em 1896, já com as linhas de posse da Leopoldina, foi entregue a continuação
até Visconde do Imbé e em 1897 a Manoel de Morais. Antes disso, em
1891, o engenheiro Ambrosino Gomes Calaça havia aberto uma linha entre
Ventania e Santa Maria Madalena, estabelecendo outro ramal. Logo após
a inauguração, a linha foi vendida À E. F. Santa Maria Madalena, e
em 1907 à Leopoldina. Dependendo da época, a linha principal era Conde
de Araruama-Madalena, ou Conde de Araruama-Manoel de Morais, com o
outro trecho sendo o ramal, ou seja, passando por baldeação ou espera
em Trajano de Morais. Em 31/08/1965, o trecho a partir de Triunfo
foi suprimido para trens de passageiros, ou seja, o entroncamento
de Trajano de Morais já não era alcançado. Em
1966 ou 1967, o que restava do ramal acabou de vez. Ficou, entretanto,
o trecho entre Conde de Araruama e Conceição de Macabu
ainda funcionando para a Usina Victor Sence, até o início
dos anos 1990. Com a sua desativação, os trilhos foram
arrancados. |
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A ESTAÇÃO: "A
pedra fundamental do ramal foi lançada em 5 de dezembro de 1877, as
obras foram aceleradas e em 18 de julho de 1878 foram concluídas em
Conceição de Macabu, ou seja, havia trilhos já em Macabu, distante
31Km do entroncamento. A rapidez deveu-se a fatores variados como
o grande número de escravos cedidos à obra, ao terreno plano ou pouco
elevado, a existência de estradas de acesso e portos fluviais ao longo
do trajeto da ferrovia, além do que, parte da estrada de ferro ter
sido construída sobre antigos leitos de estradas da região.
A estação de Conceição de Macabu ficou pronta em fins de 1878, inicialmente
ficava na frente da atual e era de madeira. em 1891 foi transferida
para onde está, a madeira foi trocada por tijolos portugueses, mas
o telhado (francês), as portas e janelas (pinho-de-riga) e as estruturas
de ferro (inglesas e escocesas) foram mantidas e são as mesmas até
hoje. A estação ainda existe e é a mais bem conservada e, sem modéstia,
a mais bonita do ramal" (Marcelo Abreu Gomes, Conceição
de Macabu, RJ).
"Lembro-me bem do derradeiro dia em que o trem deixou a estação
(de Santa Maria Madalena). (...) Por onde ele passou,
Loreti, Trajano de Moraes, Leitão da Cunha, o trecho da serra, vendo-se
lá embaixo o rio Triunfo e o Conceição, as manifestações de despedida
foram as mais sentidas e expressivas, sendo que na de Conceição
de Macabu havia uma banda de música que executou, na partida, a melodia
Valsa da Despedida, tendo o padre local usado da palavra, o que fez
muita gente chorar. O ponto do almoço, em Conceição, onde na mesa
não faltava a boa carne de porco, a galinha, a couve picadinha, o
torresmo, o tutu com carne seca desfiada, etc., e o custo era apenas
de dois mil réis. (...)" (Octavio Fajardo Rodrigues, 1975).
Até pelo menos 1990, ano da última safra de cana colhida
pela Usina Victor Sence, o trem cargueiro ainda passava pela
estação de Conceição de Macabu.
Não muito tempo depois, isso também acabou e os trilhos
foram retirados.
Para quem quer ver o trem em 1941 chegando à estação,
clique
aqui.
ACIMA:
Trem chega à estação de Conceição
de Macabu em 1902 (Revista da Semana, 6/7/1902).
ACIMA: Parte do pátio ferroviário da estação de Conceição de Macabu, por volta de 1955 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, p. 245).
ACIMA: Mapa dos anos 1950 mostrando parte do município de Conceição
de Macabu e a ferrovia (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: A estação e a praça com a igreja em 2019 (Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho em 15/1/2019).
(Fontes: Ricardo Quintero de Mattos; Marcelo
Abreu Gomes; Octavio Fajardo Rodrigues; Revista da Semana, 1902; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1959, vols. VI e XXII); Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, à direita, com o vagão
parado no pátio, em 1941. Foto cedida por Marcelo Abreu
Gomes |
A estação em 1990, com o trem da Usina Victor
Sence passando em frente a ela. Foto cedida por Marcelo Abreu
Gomes, de Conceição de Macabu, RJ |
A estação em 2007, reformada. Foto Ricardo Quintero |
A estação em 15/1/2019. Foto Zilmar Luis dos Reis Agostinho |
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Atualização:
29.11.2022
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