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E. F. Itapemirim
(c.1912-c.1965) |
UNIÃO
Município de Itapemirim, ES |
E. F. do Itapemirim - km 49 (1948) |
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ES-4691 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1910 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapemirim
foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre a estação da
Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras, depois
completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia derivava
de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra a Castelo
e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo e Coutinho
e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. (O Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, não mostra a relação
das estações desta linha. Porém, o Guia Levi
de agosto de 1965 ainda apresenta os horários dos trens na
linha.) |
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A estação de União
foi provevelmente inaugurada no início dos anos 1910.
Não há informações sobre esta estação.
ACIMA: A ferrovia no trecho dentro do município
de Cachoeiro do Itapemirim, ES, entre esta cidade e a divisa com Itapemirim,
na foz do rio Safra com o rio Itapemirim. A estação
de União está às margens do Itapemirim, a leste.
Notar como a linha acompanha am quase todo o percurso este rio (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. VI, 1958).
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Atualização:
14.11.2016
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