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E. F. Itapemirim
(c.1915-1962) |
FELINTO
MARTINS (ou BAIMINAS)
Município de Cachoeiro do Itapemirim,
ES |
E. F. do Itapemirim - km 53 (1948) |
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ES-3291 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1915 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapemirim foi construída entre 1910 e 1920, inicialmente entre
a estação da Barra, no porto da Barra do Itapemirim e a Usina Paineiras,
depois completada até a Praça João Pessoa, em Cachoeiro. A ferrovia
derivava de um projeto mais antigo que deveria ligar o porto da Barra
a Castelo e Alegre, mais ao norte. Os trechos entre Cachoeiro e Castelo
e Coutinho e Rive foram construídos nos anos 1880. O primeiro se transformou
na E. F. Caravelas, e parte dele (Coutinho-Castelo) mais tarde foi
o ramal de Castelo da Leopoldina. A E. F. Itapemirim, uma das poucas
na região a não cair nas mãos da Leopoldina,
foi finalmente extinta em meados dos anos 1960, quando já se estendia
até a praia de Marataízes, uma estação além da Barra. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Felinto Martins ficava fora da linha principal, era necessário
que se pegasse um pequeno desvio para chegar até ela. Era também
chamada de Baiminas, nome do bairro em que estava.
Já foi demolida. No local da mesma foi construída uma
escola.
ACIMA: O desastre na estação
de Bahia-Minas, ou Baiminas, atual Felinto Martins, em 1932.
O trem ia para Marataízes e 27 ficaram feridas. CLIQUE SOBRE
AS FIGURAS PARA VER TODA A REPORTAGEM (Foto Bernardo Campos e
publicadas na revista Noite Ilustrada, numa edição de
1932). |
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Acidente na estação de Baiminas, em 1932. Foto
da revista Noite Ilustrada, 1932 |
Aqui teria sido a estação de Baiminas, hoje demolida.
Foto de 2006, tomada por Marcos A. Farias |
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Atualização:
04.03.2018
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