|
|
E. F. Maricá
(1888-1964) |
VIRAJABA
(antiga SERRA e RIO DE OURO)
Município de São Gonçalo,
RJ |
E. F. Maricá/Ramal de Cabo Frio - km 25,752 (1960)
km 26 (1888)
|
|
RJ-4190 |
Altitude: 65 m |
|
Inauguração: 25.11.1888 |
Uso atual: bar e moradia (2004) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Maricá
teve o seu primeiro trecho aberto em 1888, ligando as estações de
Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou a Itapeba e somente em 1894
a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel Ribeiro. Nilo Peçanha,
como Presidente da Província do Rio e também da República, conseguiu
a união da linha com a Leopoldina na estação de Neves, construída
para esse entroncamento, e do outro lado prolongou a linha até Iguaba
Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários da região acabou
e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale aux Chemins
de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia e a prolongou,
em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas das praias.
Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do Brasil. Em fins
dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens passaram a sair
da estação de General Dutra, em Niterói, entrando no ramal em Neves.
Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo Frio. Em 1964,
parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente seguiam trens
de subúrbio ligando Niterói a Virajaba, com o resto
do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente erradicada
em 31/01/1966. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Virajaba foi inaugurada com o nome de Rio do Ouro
em 1888. Teria também se chamado Serra. Esta discrepância de nomes ocorreu principalmente a partir do final dos anos 1930 e não consegui uma explicação para esta história.
Foi também a estação terminal
de um trem de subúrbio que partia de Niterói
a partir pelo menos de novembro de 1964 até pelo menos outubro
de 1965, quando o restante da linha, para além da estação,
já estava desativada.
Veja
o drama da estação de Virajaba neste filme de 1962
O prédio ainda existia, bem como
uma caixa d'água, e servia como bar e moradia, segundo Cleiton
Pieruccini, em outubro de 2008.
|
|
1909
AO LADO: Desastre de trens na estação do Rio de Ouro - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM COMPLETA (O Estado de S. Paulo, 4/11/1909). |
ACIMA: Guia Levi, p. 89 em 1917 (sem mês): a estação de Rio de Ouro já aparece no km 26, posteriormente estação de Serra e de Virajaba). Porém, não é mostrado o motivo para isso.
ACIMA: Guia Levi, p. 89 em 1960 (sem mês): a tabela não tem mais Serra, só a de Virajaba. A estação aparece somente como Virajaba e sem quilometragem. Também, qual seria o caso aqui?.
ACIMA: Trem de passageiros na estação
de Virajaba em 1962 Carlos Alberto de Souza Barros: Condenados pelo
progresso, INCE - Instituto Nacional de Cinema Educativo, 1962).
(Fontes: Cleiton Pieruccini, 2004; Carlos
Alberto de Souza Barros: Condenados pelo progresso, INCE - Instituto
Nacional de Cinema Educativo, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação ativa em 1962. Carlos
Alberto de Souza Barros: Condenados pelo progresso,
1962 |
A antiga estação em 04/2004. Foto Cleiton Pieruccini
|
A antiga estação em 04/2004. Foto Cleiton Pieruccini
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
17.03.2023
|
|