A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Soberbo
Alto Teresópolis
Fazendinha
...

...
Mapa da linha - 1926
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Teresópolis (1908-1919)
E. F. Central do Brasil (1919-1957)
E. F. Leopoldina (1957)
ALTO TERESÓPOLIS
Município de Teresópolis, RJ
Ramal de Teresópolis - km 33,350 (1925)   RJ-1891
Altitude: -   Inauguração: 18.09.1908
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: Alto Teresópolis era a estação final na inauguração da linha em 1908. à que o trem chegava no alto da serra de Teresópolis. Poudo depois, a construção da linha seguiu em frente, passando pelo túnel dos Órgãos até chegar à Fazendinha.

Nos anos 1920, com a construção da estação da Várzea, esta passou a ser o ponto final da linha.

A estação, fechada junto com a ferrovia em 1957, foi demolida, segundo reza a história, pelas empresas de ônibus que fizeram ali o banheiro de seus motoristas (Informações: Pedro Paulo Resende, 12/2003). Em 1967, anunciou-se sua demolição, que deve ter ocorrido logo depois (nãom sei quando).

"Lembranças do velho trem – que chegara por ali a 7 de setembro de 1908 e desceria a serra pela última vez a 9 de março de 1957. A graciosa estação do Alto ainda permaneceria de pé por alguns anos, até que, descaracterizada, seria aproveitada como ponto final dos ônibus e, pouco depois, demolida em holocausto do que chamavam progresso."

Em 9/10/2004, uma nova estação - não de trem, que já não existia havia 47 anos - "com mais conforto e amplitude, calcada nas linhas arquitetônicas de outrora" foi inaugurada e passou a servir, "na face posterior, de parada e abrigo para os ônibus do Alto" e abrigar "na fachada principal uma ampla área de conforto e lazer para o povo da praça" (Textos em itálico extraídos da Revista Cobertura, 10/2004). Ou seja: uma semi-réplica com as feições aproximadas da estação original foi construída no mesmo local da anterior.


ACIMA: Primeiro trem da E. F. Teresopolis a chegar na estação de Alto de Teresopolis em 1908 (O Malho, 2/1/1909).

ACIMA: A estação por volta de 1910 (Autor desconhecido).

ACIMA: A estação será demolida (Diario em Teresopolis, 12/12/1967).

(Fontes: Pedro Paulo Resende; O Malho, 1908; Revista Cobertura, 2004; Revista da Semana, 1926; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação na época da inauguração da linha, em 1908. Foto cedida por Pedro Paulo Resende

A reconstrução da estação, logo em sua abertura, em 10/2004. Foto André Oliveira, Revista Cobertura, 10/2004
 
     
Atualização: 21.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.