|
|
E. F. Teresópolis
(1908-1919)
E. F. Central do Brasil (1919-1957)
E. F. Leopoldina (1957) |
ALTO
TERESÓPOLIS
Município de Teresópolis, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 33,350 (1925) |
|
RJ-1891 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 18.09.1908 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: Alto Teresópolis
era a estação final na inauguração da
linha em 1908. à que o trem chegava no alto da serra de Teresópolis.
Poudo depois, a construção da linha seguiu em frente,
passando pelo túnel dos Órgãos até
chegar à Fazendinha.
Nos anos 1920, com a construção
da estação da Várzea, esta passou a ser
o ponto final da linha.
A estação, fechada junto com
a ferrovia em 1957, foi demolida, segundo reza a história,
pelas empresas de ônibus que fizeram ali o banheiro de seus
motoristas (Informações: Pedro Paulo Resende, 12/2003). Em 1967, anunciou-se sua demolição, que deve ter ocorrido logo depois (nãom sei quando).
"Lembranças do velho trem – que chegara por ali a 7 de setembro
de 1908 e desceria a serra pela última vez a 9 de março de 1957. A graciosa
estação do Alto ainda permaneceria de pé por alguns anos, até que,
descaracterizada, seria aproveitada como ponto final dos ônibus e,
pouco depois, demolida em holocausto do que chamavam progresso."
Em 9/10/2004, uma nova estação - não de trem, que já não existia havia 47 anos - "com mais conforto
e amplitude, calcada nas linhas arquitetônicas de outrora"
foi inaugurada e passou a servir, "na face posterior, de parada
e abrigo para os ônibus do Alto" e abrigar "na fachada
principal uma ampla área de conforto e lazer para o povo da praça"
(Textos em itálico extraídos da Revista Cobertura,
10/2004). Ou seja: uma semi-réplica com as feições
aproximadas da estação original foi construída
no mesmo local da anterior.
ACIMA: Primeiro trem da E. F. Teresopolis a chegar
na estação de Alto de Teresopolis em 1908 (O Malho,
2/1/1909).
ACIMA: A estação por volta de 1910 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação será demolida (Diario em Teresopolis, 12/12/1967).
(Fontes: Pedro Paulo Resende; O Malho, 1908; Revista
Cobertura, 2004; Revista da Semana, 1926; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação na época da inauguração
da linha, em 1908. Foto cedida por Pedro Paulo Resende |
A reconstrução da estação, logo
em sua abertura, em 10/2004. Foto André Oliveira, Revista
Cobertura, 10/2004 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.05.2020
|
|