A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Miudinho
Soberbo
Alto Teresópolis
...

...

Mapa da linha - 1926
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Teresópolis (1908-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957)
SOBERBO
Município de Teresópolis, RJ
Ramal de Teresópolis - km 30,910 (1925)   RJ-1896
Altitude: -   Inauguração: 19.09.1908
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A linha estacionou em Guapimirim até 1901, prosseguindo depois até Barreira, onde chegou em 1904.

Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho, em agosto de 1905. Em 1906 já havia mais dois km alem de Miudinho. Em 1908 mudou-se novamente a ponta dos trilhos de Miudinho para o garrafão, onde se aguardava a fabricação do viaduto na Europa.

Finalmente, em 1908 os trilhos chegaram no Soberbo, e na estação de Alto Teresópolis, 13 anos depois de partir de Piedade. Era nessa estação que fazia a troca das locomotivas dos trens que subiam pela cremalheira pelas locomotivas normais que levavam o comboio até a cidade.

A estação, menos de cem anos depois, já foi demolida. Apenas restam no local algumas paredes de pedra do antigo abrigo de locomotivas que ali existia.


ACIMA: Final do pátio da estação do Soberbo. Notar os trilhos com a cremalheira (Autor desconhecido; acervo João Batista Furtado).

ACIMA: Desastre próximo à estação do Soberbo em 1930 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM TODA (O Malho, 22/3/1930).

(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; João Batista Furtado; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação. Foto 12/3/1930, dia do acidente (Correio da Manhã).

A estação depois de desativada. Data ignorada. Autor desconhecido. Acervo João Batista Furtado
 
     
Atualização: 13.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.