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E. F. Teresópolis
(1908-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957) |
SOBERBO
Município de Teresópolis, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 30,910
(1925) |
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RJ-1896 |
Altitude: - |
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Inauguração: 19.09.1908 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
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A ESTAÇÃO: A linha estacionou
em Guapimirim até 1901, prosseguindo depois até Barreira,
onde chegou em 1904.
Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho,
em agosto de 1905. Em 1906 já havia mais dois km alem de Miudinho.
Em 1908 mudou-se novamente a ponta dos trilhos de Miudinho
para o garrafão, onde se aguardava a fabricação do viaduto na Europa.
Finalmente, em 1908 os trilhos chegaram no Soberbo, e na estação
de Alto Teresópolis, 13 anos depois de partir
de Piedade. Era nessa estação que fazia a troca
das locomotivas dos trens que subiam pela cremalheira pelas locomotivas
normais que levavam o comboio até a cidade.
A estação,
menos de cem anos depois, já foi demolida. Apenas restam no
local algumas paredes de pedra do antigo abrigo de locomotivas que
ali existia.
ACIMA: Final do pátio da estação
do Soberbo. Notar os trilhos com a cremalheira (Autor desconhecido;
acervo João Batista Furtado).
ACIMA: Desastre próximo à
estação do Soberbo em 1930 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA
VER A REPORTAGEM TODA (O Malho, 22/3/1930).
(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; João Batista Furtado;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação. Foto 12/3/1930, dia do acidente (Correio da Manhã). |
A estação depois de desativada. Data ignorada.
Autor desconhecido. Acervo João Batista Furtado |
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Atualização:
13.06.2020
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