A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Valério
Boca do Mato
Agente Maia
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/N
...
 
E. F. do Cantagalo (1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967)
BOCA DO MATO
Município de Cachoeiras de Macacu, RJ
Linha do Cantagalo - km 122,416 (1960)   RJ-1888
Altitude: 225 m   Inauguração: 18.12.1873
Uso atual: sede campestre da AEEFL (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Boca do Mato foi aberta em 1873, construída em terras doadas por Afonso Coda, casado com uma das mais ilustres personalidades do bairro, Maria José Coda, conhecida como Dona Zizinha. Ela foi a pioneira na atividade hoteleira local.

A estação foi fechada em 30/06/1967, quando cessou o tráfego na linha entre Cachoeira de Macacu e Conselheiro Paulino.

"O sistema da serra era Fell, com trilho central para aplicação das sapatas nas laterais. Portanto, só carros e vagões com este sistema podiam circular pela serra. O foguista aparelhava o fogo em Teodoro de Oliveira e pouco mais tinha a fazer na descida. E lá iam as seções do trem, cada uma com a 0-6-0 rebocando, o foguista apertando o mais que podia o freio central. Em cada carro ou vagão, um guarda-freios ia apertando o freio central. Nos postos Fena e Registro, a 0-6-0 parava sobre uma vala. O foguista descia, retirava de sob a caixa de fumaça duas sapatas de freio central, enfurnava-se sob a 0-6-0 e substituía as outras duas sapatas gastas. Colocava estas na locomotiva. O maquinista, nesse intervalo, havia cuidado do fogo e olhado o nível da água na caldeira. A seção recomeçava a descida e outra seção do trem parava sobre a vala. Logo, cada seção do trem gastava 6 sapatas nos 13 km que separavam Teodoro de Oliveira da Boca do Mato. Na Boca do Mato as seções do trem eram agrupadas em seções de 4 a 5 carros ou vagões, cada seção rebocada por uma das 0-6-0 da serra. mais uns 7 km até Cachoeiras do Macacu, e o trem era reunido em um só. Uma 4-6-0 o levava até Visconde de Itaboraí e Niterói. Uma 4-6-2 rebocava, ligados aos trens que vinham de Campos (exceto nos trens de passageiros) os carros e vagões leiteiros que iam para o Rio de Janeiro" (Délio Araújo, 1988).

Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965.

A busca pela antiga estação em outubro de 2008: "Esperava encontrar um prédio de características parecidas as outras estações da linha. Encontrei um prédio de linhas retas que se assemelha às construções do final dos anos 1940 e/ou início dos anos 1950 (semelhante à estação de Rio Bonito). A curiosidade aumentou mais ainda quando avistei uma pequena placa onde se lê: "Pousada Estação Boca do Mato" e uma plataforma junto a esse prédio. Chamei por um funcionário que estava no local e ele informou que era realmente a antiga estação. Além de ser um das construções integrantes da pousada é também utilizada como sede campestre da AEEFL - Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina" (Cleiton Pieruccini, outubro de 2008).

ACIMA: Entre Boca do Mato e Teodoro de Oliveira era a subida da serra do Mar. No meio da Mata Atlântica exuberante, um dos mais belos passeios de trem do Brasil subia pelos trilhos do sistema Fell. Beleza roubada em 1967 pelo fechamento da linha (Foto R.E. Jones, Railway Magazine, abril de 1963, Acervo Thomas Corrêa).

(Fontes: Daniel Gentili; Delio Araujo; Henrique Alberto; Cleiton Pieruccini; Thomas Correa; R.E. Jones, Railway Magazine, abril de 1963)
     

A estação em 1880. Estaria correta a data? Cessão Daniel Gentili

A estação em seu prédio antigo. Anos 1940? Cessão Henrique Alberto

A estação como é hoje (outubro de 2008). Foto Cleiton Pieruccini

A estação como é hoje (outubro de 2008). Foto Cleiton Pieruccini
 
     
Atualização: 19.12.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.