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E. F. do Cantagalo
(1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967) |
BOCA
DO MATO
Município de Cachoeiras de Macacu,
RJ |
Linha do Cantagalo - km 122,416 (1960) |
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RJ-1888 |
Altitude: 225 m |
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Inauguração: 18.12.1873 |
Uso atual: sede campestre da AEEFL (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Boca do Mato foi aberta em 1873, construída em terras doadas
por Afonso Coda, casado com uma das mais ilustres personalidades
do bairro, Maria José Coda, conhecida como Dona Zizinha.
Ela foi a pioneira na atividade hoteleira local.
A estação foi fechada em 30/06/1967, quando cessou o
tráfego na linha entre Cachoeira de Macacu e Conselheiro
Paulino.
"O sistema da serra era Fell, com trilho central para aplicação
das sapatas nas laterais. Portanto, só carros e vagões com este sistema
podiam circular pela serra. O foguista aparelhava o fogo em Teodoro
de Oliveira e pouco mais tinha a fazer na descida. E lá iam as seções
do trem, cada uma com a 0-6-0 rebocando, o foguista apertando o mais
que podia o freio central. Em cada carro ou vagão, um guarda-freios
ia apertando o freio central. Nos postos Fena e Registro, a 0-6-0
parava sobre uma vala. O foguista descia, retirava de sob a caixa
de fumaça duas sapatas de freio central, enfurnava-se sob a 0-6-0
e substituía as outras duas sapatas gastas. Colocava estas na locomotiva.
O maquinista, nesse intervalo, havia cuidado do fogo e olhado o nível
da água na caldeira. A seção recomeçava a descida e outra seção do
trem parava sobre a vala. Logo, cada seção do trem gastava 6 sapatas
nos 13 km que separavam Teodoro de Oliveira da Boca do Mato. Na Boca
do Mato as seções do trem eram agrupadas em seções de 4 a 5 carros
ou vagões, cada seção rebocada por uma das 0-6-0 da serra. mais uns
7 km até Cachoeiras do Macacu, e o trem era reunido em um só. Uma
4-6-0 o levava até Visconde de Itaboraí e Niterói. Uma 4-6-2 rebocava,
ligados aos trens que vinham de Campos (exceto nos trens de passageiros)
os carros e vagões leiteiros que iam para o Rio de Janeiro"
(Délio Araújo, 1988).
Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia
entre julho de 1963 e outubro de 1965.
A busca pela antiga estação em outubro de 2008: "Esperava
encontrar um prédio de características parecidas as outras estações
da linha. Encontrei um prédio de linhas retas que se assemelha às
construções do final dos anos 1940 e/ou início dos anos 1950 (semelhante
à estação de Rio Bonito). A curiosidade aumentou mais ainda quando
avistei uma pequena placa onde se lê: "Pousada Estação Boca do Mato"
e uma plataforma junto a esse prédio. Chamei por um funcionário que
estava no local e ele informou que era realmente a antiga estação.
Além de ser um das construções integrantes da pousada é também utilizada
como sede campestre da AEEFL - Associação dos Engenheiros da Estrada
de Ferro Leopoldina" (Cleiton Pieruccini, outubro de 2008).
ACIMA: Entre Boca do Mato e Teodoro de Oliveira
era a subida da serra do Mar. No meio da Mata Atlântica exuberante,
um dos mais belos passeios de trem do Brasil subia pelos trilhos do
sistema Fell. Beleza roubada em 1967 pelo fechamento da linha (Foto
R.E. Jones, Railway Magazine, abril de 1963, Acervo Thomas Corrêa).
(Fontes: Daniel Gentili; Delio Araujo; Henrique Alberto; Cleiton Pieruccini;
Thomas Correa; R.E. Jones, Railway Magazine, abril de 1963) |
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A estação em 1880. Estaria correta a data? Cessão
Daniel Gentili |
A estação em seu prédio antigo. Anos 1940?
Cessão Henrique Alberto |
A estação como é hoje (outubro de 2008).
Foto Cleiton Pieruccini |
A estação como é hoje (outubro de 2008).
Foto Cleiton Pieruccini |
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Atualização:
19.12.2016
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