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E. F. Leopoldina
(1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
Flumitrens/CENTRAL (1994-?) |
BONGABA
(antiga ENTRONCAMENTO)
Município de Magé, RJ |
Linha Saracuruna-Visconde de Itaboraí
- km 42,090 (1960) |
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RJ-1887 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1926? |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha ligando
Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde
1890 pela Leopoldina, sómente foi entregue em 1926 devido a inúmeros
entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses
36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de
Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé
e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do
Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá
na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto
das Caixas está atsiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central
que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis.
No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro
ligando o Rio a Campos e Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bongaba foi aberta pela Leopoldina, provavelmente em 1926.
Seu nome primitivo era Entroncamento.
A linha da E. F. Mauá
original (a primeira ferrovia do Brasil, de 1854) cruzava em Bongaba e seguia para Piabetá,
na atual linha para Vila Inhomerim, antiga Linha do Norte.
Não se sabe quando e por que deixou de funcionar como estação. Pode estar num local muito isolado e com pouco acesso de passageiros para o trem da Supervia que ainda passa por ela.
Na manhã de 7 de julho de 1981, uma composição
da RFFSA com 43 vagões descarrilou próximo à
estação, quando se dirigia para um terminal para carregar
óleo diesel. Nas proximidades da estação de Bongaba,
dois vagões caíram sobre a casa do agente da estação,
destruindo-a e ferindo gravemente a esposa e a filha do agente. A
estação ainda funcionava.
Em 1995, pela foto
abaixo, também estava em funcionamento. Anos depois, em 2004,
estava abandonada e já havia anos não servia mais de
parada, conclusão que se via analizando as fotos dela em ruínas,
abaixo, de Carlos Latuff. O mato crescia em volta, o trem metropolitano
nem parava mais.
ACIMA: Estação de Bongaba, vista parcialmente
à esquerda e ainda funcionando na época - 1995 (Foto
Rogerio Cordeiro).
ACIMA: Próxima à eswtação de Bongaba, a placa indicava uma linha que já não existia mais, apesar de tombada pelo patrimônio histórico. A estação de Bongaba estava no cruzamento dessa linha com uma mais nova, esta construída em 1926 (Foto
Fernando Faria em fevereiro de 2018).
(Fontes: Eduardo P. Moreira; Carlos Latuff; O Estado
de S. Paulo, 8/7/1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente nos anos 1980. Ainda funcionava. Acervo Carlos Alberto Ramos |
A estação, provavelmente nos anos 1980. Ainda funcionava. Acervo Carlos Alberto Ramos |
A estação abandonada de Bongaba, em 02/2004. Foto
Carlos Latuff
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A estação abandonada de Bongaba, em 02/2004. Foto
Carlos Latuff |
A estação abandonada de Bongaba, em 02/2004. Foto
Carlos Latuff |
Em abril de 2009, a estação pior do que nunca.
Foto Eduardo P. Moreira |
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Atualização:
02.10.2019
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