|
|
Flumitrens/Central
(2004-2010) |
MAUÁ
Município de |
Linha Saracuruna-Visconde de Itaboraí
- km |
|
RJ-1903 |
|
|
Inauguração: 2004? |
Uso atual: em construção |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha ligando
Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde
1890 pela Leopoldina, sómente foi entregue em 1926 devido a inúmeros
entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses
36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de
Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé
e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do
Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá
na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto
das Caixas está atsiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central
que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis.
No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro
ligando o Rio a Campos e Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A parada Mauá
estava em construção, em fevereiro de 2004. Foi inaugurada
logo depois. Em 2010, não há muito cuidado com o acesso dos passageiros,
pois há um alto matagal em volta da pista de acesso à rampa da plataforma.
Também não é uma idéia feliz acessar a parada pelos trilhos, pois
há muitos trabalhos religiosos (despachos) neles. Vida difícil e quem
mora na área precisa de andar de trem: os ônibus intermunicipais lá
são caros.
(Fontes: Carlos Latuff, 2004; Julio Cesar da Silva;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A parada de Mauá, em construção, em 02/2004.
Foto Carlos Latuff |
A parada de Mauá, em construção, em 02/2004.
Foto Carlos Latuff |
A parada em 30/4/2010. Foto Julio Cezar da Silva |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.07.2010
|
|