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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Bongaba
Parada Mauá
Santa Dalila
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Flumitrens/Central (2004-2010)
MAUÁ
Município de
Linha Saracuruna-Visconde de Itaboraí - km   RJ-1903
    Inauguração: 2004?
Uso atual: em construção   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha ligando Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde 1890 pela Leopoldina, sómente foi entregue em 1926 devido a inúmeros entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses 36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto das Caixas está atsiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis. No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro ligando o Rio a Campos e Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A parada Mauá estava em construção, em fevereiro de 2004. Foi inaugurada logo depois. Em 2010, não há muito cuidado com o acesso dos passageiros, pois há um alto matagal em volta da pista de acesso à rampa da plataforma. Também não é uma idéia feliz acessar a parada pelos trilhos, pois há muitos trabalhos religiosos (despachos) neles. Vida difícil e quem mora na área precisa de andar de trem: os ônibus intermunicipais lá são caros.
(Fontes: Carlos Latuff, 2004; Julio Cesar da Silva; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada de Mauá, em construção, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada de Mauá, em construção, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada em 30/4/2010. Foto Julio Cezar da Silva
 
     
Atualização: 28.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.