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Ramal Férreo
do Cantagalo (1876-1888)
E. F. Macaé a Campos (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967) |
CANTAGALO
Município de Cantagalo, RJ (1819-) (veja
a cidade) |
Linha do Cantagalo - km 207,554 (1960) |
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RJ-0544 |
Altitude: 376 m |
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Inauguração: 01.01.1876 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973.
Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho
Cantagalo-Portela e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cantagalo foi aberta em 1876 para passageiros, em 1º de
janeiro, e apenas em 1º de julho, seis meses depois, iniciou-se
o tráfego de mercadorias.
Os trens de passageiros para Cantagalo foram desativados em
algum dia entre julho de 1963 - quando a estação já
era ponto terminal, não existindo mais transporte dali a Portela
- e outubro de 1965.
O prédio tornou-se depois a estação rodoviária
da cidade. Mais tarde foi demolido e em seu lugar foram construídos
prédios novos, nada restando da antiga estação além
de (poucas) fotos.
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1936
AO LADO: Acidente proximo a Cantagalo mata o maquinista (O Estado de S.
Paulo, 28/2/1936). |
ACIMA: Mapa parcial do município de Cantagalo
nos anos 1950. A linha da Leopoldina cruzava o município do
sul para o nordeste. A linha que se vê na fronteira com o município
de Cordeiro é o ramal que partia desta cidade e que seguia
para a estação de Macuco (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).
ACIMA: A estação já sem função e remendada em suas laterais em Cantagalo em 1970 (Autor desconhecido).
(Fontes: Paulo Cesar Barbosa Cardoso; Marcelino Matos; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. VII, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação nos anos 1950. Acervo Geraldo Majela Richa Felga |
A estação, sem data. Acervo Paulo Cesar Barbosa
Cardoso |
A estação, sem data. Autor desconhecido |
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Atualização:
07.05.2023
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