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Ramal
Férreo do Cantagalo (1882-1888)
E. F. Macaé a Campos (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967) |
CORONEL
TEIXEIRA
(antiga BATATAL) Município
de Itaocara, RJ |
Linha do
Cantagalo - km 258,307 (1960) |
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RJ-0293 |
Altitude: 63 m |
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Inauguração: 1882 |
Uso atual: Em pé - uso não identificado (2016) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha
do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da
E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a
linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além
da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de
1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento
desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens
do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre
1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do
Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou
a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por
partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em
1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e entre 1963 e 1965 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo.
Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação do Batatal foi aberta em 1882 na barra
do ribeirão das Areias.
No mesmo ano, a linha foi prolongada
até a estação da Passagem, menos de 3
km à frente, estação esta não localizada
nos guias ferroviários.
Em 1886, estava em construção
um ramal que saía deste estação e levava ao Porto
dos Marinhos, também da E. F. Cantagalo. Não
obtive confirmação de que este ramal tenha sido completado
(Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Depois, o nome da estação foi alterado para Coronel
Teixeira.
Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de 1963,
os trens de passageiros entre Cantagalo e Portela deixaram
de circular (Guias Levi, 1962-1965).
Segundo Alaor Eduardo
Scisinio, no livro Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991,
o trecho foi fechado ainda no governo de João Goulart,
portanto, antes de março de 1964. Confere.
Em 30/05/1967, o
trecho de Conselheiro Paulino até Portela foi
oficialmente suprimido.
Em agosto de 2016, o prédio da estação
ainda estava de pé, tendo sido construído junto
a ele uma praça.
ACIMA: (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM MAIOR ESCALA). O município de Santo Antonio de Pádua no final dos anos 1950. A estação de Baltazar, ainda com este nome, aparece na linha a sudoeste da sede, Santo Antonio de Padua. (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960). |
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A estação em 2004. Foto enviada por Alexandre
Roque, de Laranjais, RJ |
A estação em agosto de 2016. Foto Fernando Marietan
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Atualização:
06.12.2020
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