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Ramal
Férreo do Cantagalo (1882-1888)
E. F. Macaé a Campos (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967) |
ITAOCARA
(antiga SÃO JOSÉ DA LEONISSA) Município
de Itaocara, RJ |
Linha do
Cantagalo - km 266,107 (1960) |
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RJ-1879 |
Altitude: 59 m |
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Inauguração: 1882 |
Uso atual: Prefeitura (2006) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha
do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da
E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a
linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além
da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de
1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento
desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens
do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre
1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do
Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou
a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por
partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em
1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação de São José da Leonissa
foi aberta em 1882. Em 1890, o nome da estação e da
cidade foram alterados para Itaocara.
Alaor Eduardo Scisínio
afirma no seu livro Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991,
que "Moisés Gama fala de uma extinta estrada de ferro, com vagões
puxados a burro, existente no meados do século XIX, ligando Ibipeba
a Itaocara, passando pela Serra Vermelha, vendo-se ainda hoje vestígios
dessa ferrovia nas várzeas de Ibipeba e em Itaocara, na propriedade
de Adolvani Soares".
A estação havia sido substituída por outro prédio mais moderno, no
final dos anos 1930, como aconteceu com várias estações
da Leopoldina.
Este prédio sobrevivia ainda em 2006, mas
descaracterizadíssimo.
Nos anos 1950, o distrito-sede de Itaocara tinha 6.137 habitantes.
A estação de Itaocara
ainda estava aberta em 1962, mas não em 1965 (Guias Levi,
07/1962 e 10/1965). Em outubro deste ano já não
havia tráfego de trens após Cachoeira de Macacu.
Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de 1963, os trens de passageiros
entre Cantagalo e Portela deixaram de circular (Guias
Levi, 1962-1965).
Segundo Alaor Eduardo Scisinio, no livro Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991, o trecho foi fechado
ainda no governo de João Goulart, portanto, antes de
março de 1964. Confere. Em 30/05/1967, o trecho de Conselheiro
Paulino até Portela foi oficialmente suprimido.
"A estação foi transformada
em rodoviária. Um segundo pavimento foi então construído para servir
de hospedaria, e hoje abriga a prefeitura local" (Carlos
Latuff, 10/2006).
ACIMA: A cidade nos anos 1930, possivelmente. Pode ser a estação ali ao lado da rua, mas ainda antes de ser reformada (Autor desconhecido).
(Fontes: Alaor Eduardo Scisínio, Itaocara,
Uma Democracia Rural, 1991; Carlos Latuff, 2006; Guias Levi, 1932-1980;
Gustavo Neto, 2006) |
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A estação de Itaocara, sem data. Cessão
Gustavo Neto |
A descaracterizada estação, em 10/2006. Foto Carlos
Latuff |
A descaracterizada estação, em 10/2006. Foto Carlos
Latuff |
A descaracterizada estação, em 10/2006. Foto Carlos
Latuff |
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Atualização:
29.11.2022
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