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E. F. do Cantagalo
(1860?-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1973) |
JAPUÍBA
(antiga SANT'ANNA)
Município de Cachoeiras de Macacu,
RJ |
Linha do Cantagalo - km 102,705 (1960) |
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RJ-3692 |
Altitude: 23 m |
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Inauguração: 1860? |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: Da estação
de Sant'Anna, mais tarde renomeada como Japuíba,
não tenho informações sobre a sua abertura. Possivelmente
foi aberta com a linha, em 1860.
A mais antiga referência que tenho dela foi feita pelos engenheiros
Arthur Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho,
em seu trabalho Humanização da vida dos ferroviários brasileiros,
em 1940: "Japuíba - mal conservada". Era essa
estação.
O trecho entre Porto das Caixas e Cachoeira de Macacu
foi o último da já centenária Linha do Cantagalo
a ter os trens de passageiros suspensos, em 1969. Nessa época
final (1965-1969) ali trafegava um trem que vinha de General Dutra
e entrava pelo ramal até Macacu.
Em 1973, o trecho foi erradicado oficialmente, e isso acabou com o
ramal.
"A estação foi demolida em 1970 antes mesmo da remoção dos
trilhos, o que aconteceu por volta de 1974 ou 1975. Consegui algumas
destas informações com meu antigo professor de Geografia e amigo,
Ivan de Azevedo e Silva que foi morador do local à época destes acontecimentos.
Como já havia lhe falado antes no local da estação hoje existe uma
escola municipal" (Cleiton L. L. Pieruccini, 09/2008).
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini; Ivan de Azevedo
e Silva; Arthur Pereira de Castilho e Fernando Olyntho Beltrão Castilho:
Humanização da vida dos ferroviários brasileiros, 1940; Guia Geral
de Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht)) |
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A estação em pintura, extraída de um calendário.
Cessão Cleber Pieruccini |
A estação - foto sem data e autor |
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Atualização:
07.10.2018
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