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E. F. do Cantagalo
(1860-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1973) |
CACHOEIRAS
DE MACACU
(antiga CACHOEIRAS)
Município de Cachoeiras de Macacu,
RJ |
Linha do Cantagalo - km 114,948
(1960) |
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RJ-1886 |
Altitude: 48 m |
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Inauguração: 23.04.1860 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cachoeiras foi inaugurada em 1860 pela E. F. do Cantagalo.
Mais tarde seu nome foi alterado para Cachoeiras de Macacu.
"Foi em fevereiro de 1912 que tomamos o trem em Maruí, Niterói,
com destino ao colégio. O percurso da baixada fluminense não nos interessou,
mas quando saímos de Conceição de Macacu com locomotiva diferente
das nossas conhecidas, inclinada, a linha férrea com três trilhos,
nos postamos na plataforma traseira do vagão, cheios de curiosidade.
Compreendemos por que a locomotiva tinha o truque traseiro mais alto
e um terceiro trilho. Galgávamos a serra com rampas fortíssimas, com
mais de quinze por cento em alguns trechos, e a locomotiva dispunha
de um sistema de freios, cujas sapatas, em caso de perigo, abraçavam
o terceiro trilho, automaticamente, e estancavam a composição. A subida
se fazia galgando uma das mais belas paisagens de vales e montanhas.
A floresta virgem, com as quaresmeiras aqui e acolá, entremeadas de
acácias e embaúbas, todas floridas, emprestava ao ambiente visão surpreendente.
À medida que subíamos, o frio aumentava e em muitos trechos a neblina
encobria totalmente a natureza. Era um mundo novo, bem diferente,
tanto em colorido como em espessura, daquele nosso conhecido no vale
do rio Doce. No alto da serra, na estação Teodoro de Oliveira, transpunha-se
o divisor de águas a mais de mil metros de altura, a locomotiva de
cremalheira era substituída pelas convencionais e começava a descida
para o vale do Bengala, rio que corta a cidade de Friburgo. O traçado
tortuoso e atrevido da estrada, os córregos encachoeirados, os pássaros
empoleirados nos fios do telégrafo, a profundeza dos vales vencidos
nos empolgavam e provocavam exclamações de meu pai: 'Como é bonita,
Luiz, esta estrada" (Luiz Serafim Derenzi, descrevendo a vila
nos anos 1920. Reproduzido de http://gazetaonline.globo.com/estacaocapixaba).
A cidade possuía nos anos 1950 uma Escola Ferroviária do Município, certamente para formar pesoal para as oficinas da Leopoldina existentes na cidade, que, na época, possuía 7.048 habitantes.
O trecho entre Cachoeira de Macacu e Conselheiro Paulino (ou seja, a subida da serra) foi desativado pela RI-47 da RFFSA em 27 de maio de 1964.
O trecho entre Porto das Caixas e Cachoeira de Macacu
foi o último da já centenária Linha do Cantagalo
a ter os trens de passageiros suspensos, em 1969. Nessa época
final (1965-69) ali trafegava um trem que vinha de General Dutra
e entrava pelo ramal até Cachoeira.
Em 1973, o trecho foi erradicado oficialmente, e isso acabou com o
ramal.
"A estação não existe mais, foi demolida nos anos 1970,
fruto do 'desenvolvimentismo' e ignorância dos políticos. No lugar,
pasme, construíram uma rodoviária, degolando não só a nossa memória
como também tornando o centro da nossa cidade, que era belíssimo,
num lugar completamente "desumanizado", sem referência nenhuma ao
sentido e a história da sua gente. Eu mesmo já passei centenas de
vezes na minha adolescência por esse caminho, mas nunca de trem, pois
tenho 30 anos e a estação acho que foi demolida no fim dos anos 1970"
(Douglas L. Pereira, 01/2006).
ACIMA: Escola Ferroviária de Cachoeira de Macacu, nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 218).
ACIMA: A estação, já
"no osso", mas ainda com trilhos e vagões... seria
no início dos anos 1970? (Foto Guido Motta, coleção
Marcelo Lordeiro).
ACIMA: Locomotiva em Cachoeira de Macacu
(Autor e data desconhecidos).
(Fontes: (Marcelo Lordeiro; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 218). |
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O trem se prepara para subir a serra de Friburgo. Provavelmente
anos 1950. Foto Manoel Lordeiro, acervo Marcelo Lordeiro |
A estação. Data e autor desconhecidos. |
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Atualização:
29.11.2022
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