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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/Central (1996-2011)
Supervia (2011) |
MARINGÁ
Município de Magé, RJ |
Ramal de Teresópolis-km 10,999(1925) |
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RJ-1904 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: parada de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
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A ESTAÇÃO: A parada de
Maríngá é uma plataforma de madeira sem cobertura
que atende aos trens metropolitanos da Central. É certamente
a parada mais rústica de todas dessa linha.
(Fontes: Carlos Latuff, 2004; Diego Barbosa, 2009;
Jorge A. Ferreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada de Maringá, em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
Ainda igual, em 04/2009. Foto Diego Barbosa |
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Atualização:
29.05.2011
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