A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Magé
Nova Marília
Maringá
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/CENTRAL (1996-2011)
Supervia (2011-)
NOVA MARÍLIA
Município de Magé, RJ
Ramal de Teresópolis - km 10,999 (1925)   RJ-1899
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: parada de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Nova Marília foi aberta depois de 1960, em data ignorada.

Ainda hoje é uma plataforma com cobertura que atende aos trens metropolitanos da Supervia, ao lado da rodovia.

ACIMA: Estação de Nova Marilis (Fotos Edson Vander Teixeira em março de 2020).

(Fontes: Carlos Latuff; Edson Vander Teixeira; Jorge A. Ferreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada de Nova Marília, à beira da rodovia, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

A parada em 2016. Foto Edson Vander Teixeira
     
 
     
Atualização: 05.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.