|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/CENTRAL (1996-2011)
Supervia (2011-) |
NOVA
MARÍLIA
Município de Magé, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 10,999 (1925) |
|
RJ-1899 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: parada de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Nova
Marília foi aberta depois de 1960, em data ignorada.
Ainda
hoje é uma plataforma com cobertura que atende aos trens metropolitanos
da Supervia, ao lado da rodovia.
ACIMA: Estação de Nova Marilis (Fotos Edson Vander Teixeira em março de 2020).
(Fontes: Carlos Latuff; Edson Vander Teixeira; Jorge
A. Ferreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A parada de Nova Marília, à beira da rodovia,
em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A parada em 2016. Foto Edson Vander Teixeira |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.04.2020
|
|