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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1994)
Flumitrens/Central (1994-2010) |
SANTA
DALILA
Município de Magé, RJ |
Linha Saracuruna-Visconde de Itaboraí
- km 44,984 (1960) |
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RJ-1895 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: em pé; nenhuma (1916) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha ligando
Rosário (atual Saracuruna) a Visconde de Itaboraí, projetada desde
1890 pela Leopoldina, sómente foi entregue em 1926 devido a inúmeros
entraves burocráticos que foram aparecendo pelo caminho durante esses
36 anos. Na prática, foi essa linha que ligou as cidades do Rio de
Janeiro e Niterói, contornando a Baía de Guanabara, passando por Magé
e dando acesso também do Rio de Janeiro a Teresópolis e a linha do
Litoral da Leopoldina. A linha cruzava a antiga ferrovia E. F. Mauá
na estação de Entroncamento, hoje Bongaba. A linha Saracuruna-Porto
das Caixas está asiva até hoje, por ela passando trens da Flumitrens/Central
que ligam Saracuruna a Guapimirim, entrando pelo antigo ramal de Teresópolis.
No trecho Magé-Visconde de Itaboraí somente existe tráfego cargueiro
ligando o Rio a Campos e Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Santa
Dalila parece ser antiga, dado o tipo de construção
de sua cobertura da plataforma. No entanto, não consegui a
data de sua abertura. Já existia em 1960.
Estava em 2016 bem
conservada, mesmo sendo uma simples plataforma com cobertura.
Porém,
já desde 2010 não era mais utilizada como parada
"por ter a plataforma muito curta".
(Fontes: Carlos Latuff; Diego Barbosa;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação em 1975. Cartão postal |
A parada de Santa Dalila, em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A parada de Santa Dalila, em 02/2004. Foto Carlos Latuff |
A parada de Santa Dalila, com o trem da Central, em 02/2004.
Foto Carlos Latuff |
A parada em 04/2009. Foto Diego Barbosa |
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Atualização:
20.02.2020
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