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E. F. Teresópolis
(1905-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957) |
MIUDINHO
Município de Teresópolis, RJ |
Ramal de Teresópolis-km 27,160(1925) |
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RJ-1901 |
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Inauguração: 08.1905 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
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A ESTAÇÃO: A linha estacionou
em Guapimirim até 1901, prosseguindo depois até Barreira,
onde chegou em 1904. Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho,
em agosto de 1905. Em 1906 já havia mais 2 km alem de Miudinho.
O aterro do Miudinho tinha 15% de rampa e foi a maior dificuldade
da ferrovia. Foi construido com ajuda de duas locos de cremalheira
levando terra em prancha, pois em burros era impossivel. Em 1908 mudou-se
ACIMA: Caixa d'água da estação
de Miudinho em foto sem data (Autor desconhecido).
novamente a ponta dos trilhos de Miudinho para
o garrafão, onde se aguardava a fabricação do viaduto na Europa. Enfim,
como a estação de Barreira durou pouco, na prática
a primeira estação depois de Guapimirim era Miudinho,
a qual tive a sorte de poder visitar em 1997. Não havia nada de pé,
somente os pilares da caixa d'água e as bases da estação e casa do
agente. A construção da linha estancou ali por um bom
tempo, pois o maior desafio da E. F. Teresópolis foi vencer
um imenso vale situado no meio da serra. Ali existia uma tal venda
do Miudinho por volta de 1850/70 e por isso o local ficou conhecido
por esse nome. O aterro do Miudinho foi a maior dificuldade
para conseguir levar os trilhos até o alto da serra. O aterro tinha
cerca de 150 metros de comprimento. Em fevereiro de 1996, foram feitos
alguns croquis do lugar pois era impossível registrar o local por
fotos devido à selva que ali se formou. Esses croquis são
para que se entenda que ali um dia funcionou uma estação movimentada
em virtude das obras na serra.
(Fontes:
Pedro Paulo Resende, 2003; Revista da Semana, 1932; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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O aterro de Miudinho, foto sem data. Cedida por Pedro Paulo
Resende |
Cisterna da antiga estação de Miudinho, jogada
ao chão, enferrujando no antigo local da estação.
Foto de Pedro Paulo Resende em 1997 |
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Atualização:
29.05.2011
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