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E. F. Teresopolis
(1896-1957) |
BARREIRA
Município de Guapimirim, RJ |
Ramal de Teresópolis - km |
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RJ-1889 |
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Inauguração: 11.06.1904 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1904 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barreira era provisória, tendo sido inaugurada em 11/6/1904
(ou 1/12/1904, segundo outra fonte). A linha havia estacionado em
Guapimirim até 1901, prosseguindo
ACIMA: (esquerda) Capela próxima aos trilhos
e a onde era a estação de Barreira; (direita) por baixo
da ponte ferroviária que sobrou por ali. ABAIXO: (esquerda)
Incrível, ainda há restos de trilhos por ali; (direita)
Por sobre a ponte metálica onde passavam os trilhos, uma visão
da descida (Fotos Jadhiel Silva, setembro de 2008).
depois até Barreira do Soberbo - este o nome original do local
-, onde chegou em 1904. "Situada no município de Guapimirim,
a localidade da Barreira do Soberbo encanta a todos que a visitam.
Emoldurada pelas belíssimas cachoeiras do rio Soberbo, ali existe,
dentro da área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (subsede), um
dos mais representativos símbolos da beleza associada à simplicidade:
a capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo. No local encontra-se
ainda o casarão da antiga sede da fazenda da Barreira, as ruínas do
engenho da fazenda, a ponte velha da estrada de rodagem, as ruínas
de um antigo hotel e da casa de cobrança, as duas pontes que serviram
à antiga estrada Magé-Sapucaia, depois utilizadas pela Estrada de
Ferro Teresópolis, monumentos que atestam sua importância econômica
no passado e valorizam o turismo ecológico-histórico da região. A
capela está situada numa ilha entre dois braços do rio Soberbo (22
29 41.82 S, 42 59 46.99 O - coordenadas do Google Earth - GE), exatamente
entre as duas pontes, com a frente voltada para a antiga estrada.
Pode ser acessada pelo Parque (que cobra R$11,00 de ingresso por pessoa
e R$5,00 para estacionar o veículo), precisando-se caminhar numa trilha
de pedras de média dificuldade. Pode também ser vista pelo lado de
fora, indo-se até a localidade da Barreira, após o Rogério’s Bar,
seguindo em frente, poucos metros a pé, pelo antigo traçado da via
férrea. Encontra-se bem conservada em razão de regulares reformas
que têm sido executadas. O corpo central preserva as linhas originais,
mas há também a sacristia e varanda laterais que lhe foram acrescentadas
em reformas distintas" (Edson Ribeiro, 28/4/2012).
Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho, em agosto
de 1905. Porém, há quem afirme que a estação
seguiu até o fim: há fotos de uma parada simples em
1930 e em 1950. Nas fotos abaixo: existiria mesmo inicialmente um
edifício para a estação (foto de 1909) que depois
teria sido substituído por uma parada simples (foto de 1950)?
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Edson Ribeiro; Jadhiel
Silva; eftere.blogspot.com/2007 /04/05-barrreira.html; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, em 1909. Autor desconhecido |
Estação da Barreira, c. 1910. Autor desconhecido |
Parada da Barreira, nos anos 1950, segundo o site eftere.blogspot.com
(4/5/2007) |
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Atualização:
15.09.2013
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