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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guapimirim
Barreira
Miudinho
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Teresopolis (1896-1957)
BARREIRA
Município de Guapimirim, RJ
Ramal de Teresópolis - km   RJ-1889
    Inauguração: 11.06.1904
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1904 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barreira era provisória, tendo sido inaugurada em 11/6/1904 (ou 1/12/1904, segundo outra fonte). A linha havia estacionado em Guapimirim até 1901, prosseguindo

ACIMA: (esquerda) Capela próxima aos trilhos e a onde era a estação de Barreira; (direita) por baixo da ponte ferroviária que sobrou por ali. ABAIXO: (esquerda) Incrível, ainda há restos de trilhos por ali; (direita) Por sobre a ponte metálica onde passavam os trilhos, uma visão da descida (Fotos Jadhiel Silva, setembro de 2008).

depois até Barreira do Soberbo - este o nome original do local -, onde chegou em 1904. "Situada no município de Guapimirim, a localidade da Barreira do Soberbo encanta a todos que a visitam. Emoldurada pelas belíssimas cachoeiras do rio Soberbo, ali existe, dentro da área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (subsede), um dos mais representativos símbolos da beleza associada à simplicidade: a capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo. No local encontra-se ainda o casarão da antiga sede da fazenda da Barreira, as ruínas do engenho da fazenda, a ponte velha da estrada de rodagem, as ruínas de um antigo hotel e da casa de cobrança, as duas pontes que serviram à antiga estrada Magé-Sapucaia, depois utilizadas pela Estrada de Ferro Teresópolis, monumentos que atestam sua importância econômica no passado e valorizam o turismo ecológico-histórico da região. A capela está situada numa ilha entre dois braços do rio Soberbo (22 29 41.82 S, 42 59 46.99 O - coordenadas do Google Earth - GE), exatamente entre as duas pontes, com a frente voltada para a antiga estrada. Pode ser acessada pelo Parque (que cobra R$11,00 de ingresso por pessoa e R$5,00 para estacionar o veículo), precisando-se caminhar numa trilha de pedras de média dificuldade. Pode também ser vista pelo lado de fora, indo-se até a localidade da Barreira, após o Rogério’s Bar, seguindo em frente, poucos metros a pé, pelo antigo traçado da via férrea. Encontra-se bem conservada em razão de regulares reformas que têm sido executadas. O corpo central preserva as linhas originais, mas há também a sacristia e varanda laterais que lhe foram acrescentadas em reformas distintas" (Edson Ribeiro, 28/4/2012). Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho, em agosto de 1905. Porém, há quem afirme que a estação seguiu até o fim: há fotos de uma parada simples em 1930 e em 1950. Nas fotos abaixo: existiria mesmo inicialmente um edifício para a estação (foto de 1909) que depois teria sido substituído por uma parada simples (foto de 1950)?
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Edson Ribeiro; Jadhiel Silva; eftere.blogspot.com/2007 /04/05-barrreira.html; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 1909. Autor desconhecido

Estação da Barreira, c. 1910. Autor desconhecido

Parada da Barreira, nos anos 1950, segundo o site eftere.blogspot.com (4/5/2007)
     
 
     
Atualização: 15.09.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.