A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Nova Friburgo
Nova Friburgo-cargas
Conselheiro Paulino
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Leopoldina (1933-1964)
NOVA FRIBURGO-CARGAS
Município de Nova Friburgo, RJ
Linha do Cantagalo - km 152,323 (1960)   RJ-4263
    Inauguração: 15.06.1933
Uso atual: Batalhão de Polícia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Friburgo-cargas foi aberta em 1933. Até esta data funcionava junto à estação de passageiros. A história da estação Friburgo-Cargas inicia-se com o projeto do Dr. Pio Borges, então Secretário de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, de construir a estação de cargas (projeto que está na Mapoteca da Fundação D. João VI de Nova Friburgo) na então Av. Santos Dumont, atual Av. Galdino do Valle Filho. Porém, o orçamento foi superior aos dois mil contos destinados para a obra. Com o governo revolucionário de 1930 assumindo o Governo do Estado, assume o cargo de Secretário de Obras o Dr. Americano Freire, que decide, após vistoriar o local, instalar a estação de cargas nos terrenos da antiga Chácara do Gambá (atual 11º Batalhão de Policia Militar). Esta estação era o armazém e ficava a menos de 2 km da estação de passageiros, mas também servia como estação de passageiros - sabe Deus qual o motivo. Parece ter sido, de qualquer forma, a primeira estação de passageiros da cidade e depois, com a construção de outra, manteve as cargas e os passageiros. Hoje serve como sede do Batalhão da Polícia de Nova Friburgo.
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini, 2009; Ronnie Peterson Silva de Andrade, 4/2010; Marcelo Lordeiro; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 10/2008. Foto Luiz Lima
 
     
Atualização: 06.03.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.