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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Nova Friburgo-cargas
Conselheiro Paulino
Riograndina
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Saída para o ramal de Sumidouro: Dona Mariana
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. do Cantagalo (n/d-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1967)
CONSELHEIRO PAULINO
Município de Nova Friburgo, RJ
Linha do Cantagalo - km 156,792 (1960)   RJ-2436
Altitude: 841 m   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: O trecho entre Nova Friburgo e Macuco foi aberto entre os anos de 1873 e 1887. Neste último ano foi aberto o ramal de Conselheiro Paulino até Sumidouro, o que leva a crer que a primeira estação já existisse então no ramal de Sumidouro. O nome da estação homenageava o presidente da ferrovia Leopoldina em 1897, que assinou a venda da ferrovia para os ingleses.

Da estação de Conselheiro Paulino saíam os trilhos do ramal de Sumidouro. Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965.

O trecho entre Cachoeiro de Macacu e Conselheiro Paulino (ou seja, a subida da serra) foi desativado pela RI-47 da RFFSA em 27 de maio de 1964.

A estação foi demolida.

ACIMA: A estação de Conselheiro Paulino, sem data (Autir desconhecido).

(Fontes: Marcelo Lordeiro; Cleiton Pieruccini; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Conselheiro Paulino, sem data. Acervo Marcelo Lordeiro
   
     
     
Atualização: 26.02.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.