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E. F. do Cantagalo
(1873-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1964) |
NOVA
FRIBURGO
(antiga FRIBURGO)
Município de Nova Friburgo, RJ |
Linha do Cantagalo - km 150,073 (1960) |
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RJ-1900 |
Altitude: 848 m |
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Inauguração: 18.12.1873 |
Uso atual: Sede da Prefeitura (2016] |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo.
Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Friburgo foi aberta em 1873.
"Quanto à estação original, há indícios que tenha sido
construída por volta de 1875 e a atual inaugurada em 1935. Não tenho
certeza sobre a data da estação original, mas cheguei a essa hipótese
analizando uma foto do Instituto Moreira Salles, datada desse ano.
Nela você pode observar que a construção do prédio estaria sendo ou estava finalizada
há pouco tempo. A foto está em anexo. Quanto à data do segundo prédio,
é o informativo Centro-Oeste que cita essa data" (Cleiton
Pieruccini, 04/2009) (ver caixa abaixo).
Em Nova Friburgo, nome
adotado nos anos 1940, o trem passava pelas ruas da cidade, ao lado
do trânsito de automóveis e ônibus, assim como
em várias cidades dos Estados de Rio de Janeiro
e Minas Gerais.
Os trens de passageiros nesse trecho foram desativados
em algum dia entre julho de 1963 e outubro de 1965.
Em 2016 o antigo
prédio da estação era a sede da Prefeitura
da cidade. Onde ficava o girador de locomotivas foi construída a estação
rodoviária. A citada rodoviária foi transferida para a Praça
Getúlio Vargas e o antigo prédio foi ocupado pela sede da Guarda Municipal.
A história do segundo prédio da estação começa
no mês de março de 1931, quando o então secretário de Obras
do Estado, Dr. Pio Borges, autoriza a concorrência pública para
a reforma do prédio anterior. Nesse sentido a empresa
B. Dutra e Cia Ltda., após vários estudos, propõe ao invés de
reformar, um projeto de construção de um prédio inteiramente
novo por um preço um pouco mais elevado do que a obra anterior.
Aceita e aprovada a idéia é autorizada a execução. As obras
se iniciaram em 14/6/1932, e a estação foi inaugurada
no dia 2/6/1935. A estação de passageiros da Leopoldina Railway
é "um edifício em estilo colonial com 60 metros de
fachada longitudinalmente por 10 metros de fundos, sendo a sua
entrada um pórtico de três arcos para este lado". A suspensão
do tráfego, autorizada pelo Decreto nº. 53.896 de 27/4/1964,
efetivou-se no dia 15/7/1964, quando o trem passou pela última
vez: os trilhos foram retirados nesta data. Como preito de gratidão
o Prefeito Dr. Heródoto Bento de Mello colocou no dia 11/12/1965
a locomotiva de nº. 116 na praça Getúlio Vargas tornando-se
um grande atrativo para a população local e os turistas. Contudo,
ela foi desmontada a maçarico pelo então Prefeito da época,
havendo por toda a população uma grande comoção com o acontecimento.
No dia 17/4/1968 foi adquirida pela Prefeitura Municipal o edifício
da antiga estação de passageiros para que ali fosse instalada
a sede do Executivo, passando por algumas reformas. O edifício
da antiga estação ferroviária recebeu no nome de Palácio Barão
de Nova Friburgo, numa homenagem ao construtor da estrada de
Ferro, foi tombado no dia 7/1/1988 como patrimônio do Estado
do Rio de Janeiro pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
(INEPAC). |
1931
AO
LADO: A segunda estação de Nova Friburgo: texto de Ronnie Peterson Silva de Andrade.
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ACIMA: O trem que partiu de Niteroi em Nova Friburgo em 1931 (Foto: Olavo Cabral Ramos; Cessão: Paulo Vaz).
1937
AO LADO: Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 13/1/1937). |
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ACIMA: O trem passa pela praça Getulio Vargas em Cantagalo, RJ (Cartão postal, sem data, provavelmente anos 1940).
ACIMA: Engraxates pegam "carona"
no carro de primeira classe da Leopoldina em movimento nas ruas de
Nova Friburgo em 1953 (Singra, O Estado do Paraná, 3-9 de abril
de 1953).

ACIMA: Estação de Nova Friburgo, anos 1950-60 (Pró-Memoria).
(Fontes: Marcelo Lordeiro; Ronnie Peterson
Silva de Andrade; Ricardo Mattos; Yvan Peixoto Jr.; Jorge A. Ferreira;
Cleiton Pieruccini; Singra, O Estado do Paraná,
3-9 de abril de 1953 Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, nos anos 1940. Foto cedida por Yvan
Peixoto Jr. |
A estação nos anos 1940. Foto cedida por Jorge
A. Ferreira |
A estação em 04/2009. Foto Cleiton Pieruccini |

A estação em 11/2009. Foto Ricardo Mattos |

A ex-estação em 19/3/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
27.12.2020
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