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E. F. Macaé
a Campos (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967) |
PORTELA
Município de Itaocara, RJ |
Linha do Cantagalo - km 277,971
(1960) |
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RJ-1897 |
Altitude: 44 m |
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Inauguração: 12.03.1890 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em
15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: Em 1885,
a E. F. Cantagalo tinha o seu ponto terminal na localidade
denominada Aldeia da Pedra, em frente à barra do rio
Pomba, no rio Paraíba do Sul. Neste ano, uma
lei provincial autorizou o seu prolongamento "até o
lugar denominado Barbado, fronteiro à estação
de Três Irmãos da estrada de ferro Santo Antonio de Padua"
(Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).
Em 1890, a estação terminal de Portela foi inaugurada
já pela E. F. Macaé a Campos, que havia adquirido
o Ramal Férreo de Cantagalo dois anos antes. O nome
foi dado no mesmo ano pelo Barão de Nova Friburgo, que
quis homenagear o Governador do Estado, Francisco Portela.
O bairro foi se formando em volta da estação. No mesmo
ano, a Leopoldina já administrava a linha. A estação
ficava, conforme a autorização da lei, na margem do
rio Paraíba do Sul, em frente à estação de Três Irmãos,
na linha de Campos a Miracema.
Nos anos 1880, era esperado, de acordo com o livro de Pessoa Jr.,
que a ligação fosse completada entre as duas estações
com a construção de uma ponte sobre o Paraíba.
Um serviço de canoas, funcionando até o fim dos anos 1940, conectava
Portela a Três Irmãos (Fonte: Délio Araújo,
Informativo Centro-Oeste, 7/4/1989).
Nos anos 1920 a Leopoldina recebeu um aumento generoso de tarifas
do Governo com algumas compensações que ela teria de
fazer; uma delas era a construção de uma ponte rodo-ferroviária
entre Portela e Três Irmãos. A ferrovia
postergou o que pôde a obra, até que, em meados dos anos
1930, o Estado conseguiu que ela pagasse uma verba para a construção
da ponte.
Foi, então, construída a ponte Ary Parreiras, aberta
em 1936, mas somente rodoviária.
Nos anos 1950, o distrito de Portela tinha 3.400 habitantes.
Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de 1963, os trens de passageiros
entre Cantagalo e Portela deixaram de circular (Guias
Levi, 1962-1965). Segundo Alaor Eduardo Scisinio, no livro
Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991, o trecho foi fechado
ainda no governo de João Goulart, portanto, antes de
março de 1964. Confere.
Em 30/05/1967, o trecho de Conselheiro Paulino até Portela
foi oficialmente suprimido.
"A estação de Portela não mais existe, foi demolida há bastante
tempo, tendo em seu lugar, atualmente, um prédio com um bar e uma
quadra de esportes" (Gustavo Neto, 03/2006).
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1924
AO LADO: A estação
como opção para ir a Rio e Campos (O
Estado de S. Paulo, 1/3/1924).
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ACIMA: O bebê, entre a linha e o rio
Paraíba do Sul, e a estação de Portela, ao fundo,
nos anos 1950 (Acervo Kleyson Dias).
ACIMA: Portela, no município de Itaocara,
ao sul do rio Paraíba; Três Irmãos, distrito de
Cambuci, ao norte (Google Maps, 4/2011).
(Fontes: Kleyson Dias; Gustavo Neto; Alaor Eduardo
Scisinio: Itaocara, Uma Democracia Rural, 1991; Délio Araújo;
O Estado de S. Paulo, 1924; Informativo Centro-Oeste, 1989; Cyro Pessoa
Jr.: Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Google Maps, 4/2010; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Portela, anos 1950. Acervo Kleyson
Dias |
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Atualização:
29.11.2022
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