A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itaocara
Barra do Pomba
Portela
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Leopoldina (n/d-1967)
BARRA DO POMBA
Município de Itaocara, RJ
Linha do Cantagalo - km 269,563 (1960)   RJ-4075
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela e em 15 de julho de 1964 no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em 1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Barra do Pomba não tem data de inauguração conhecida por mim.

Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de 1963, os trens de passageiros entre Cantagalo e Portela deixaram de circular (Guias Levi, 1962-1965).

Segundo Alaor Eduardo Scisinio, no livro Itaocara, Uma Democracia Rural, de 1991, o trecho foi fechado ainda no governo de João Goulart, portanto, antes de março de 1964. Confere.

Em 30/05/1967, o trecho de Conselheiro Paulino até Portela foi oficialmente suprimido.

É Ricardo Quintero de Mattos quem afirma: "A estação foi demolida; a plataforma ficava próxima à Residência da Via Permanente onde ficava a turma de manutenção em serviço. A estação tinha esse nome porque ficava em frente à Barra do Rio Pomba, do lado direito do Rio Paraíba do Sul, onde o Pomba desemboca" (*).


ACIMA: Ruínas da casa da residência da Via Permanente, próxima à antiga parada de Barra do Pomba. ABAIXO: A linha do ramal passava por entre as palmeiras. Essa alameda ficava a cerca de 2 km da parada (Fotos Ricardo Quintero de Mattos, abril de 2008).

(Fontes: Ricardo Quintero de Mattos, 2008; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
 
     
Atualização: 29.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.