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E.
F. Leopoldina (n/d-1967) |
BARRA
DO POMBA Município
de Itaocara, RJ |
Linha do
Cantagalo - km 269,563 (1960) |
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RJ-4075 |
Altitude: - |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: O que se convencionou chamar de Linha
do Cantagalo pela E. F. Leopoldina correspondia a apenas parte da
E. F. Cantagalo, ferrovia original da região. Entre 1860 e 1873, a
linha foi construída e aberta entre Porto das Caixas e Macuco, além
da cidade de Friburgo. Essa linha originalmente tinha a bitola de
1,676m, depois reduzida para 1,109m e finalmente para métrica. O prolongamento
desde a estação de Cordeiro, nesse trecho, até Portela, Às margens
do rio Paraíba do Sul, somente foi aberto por pequenos trechos, entre
1876 e 1890, e esse trecho no início era chamado de Ramal Férreo do
Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina já era dona de todo o trecho, e passou
a utilizar o termo Linha do Cantagalo. Esta linha foi fechada por
partes: entre Cachoeira de Macacu e Portela a supressão ocorreu em
1967, enquanto que o trecho inicial foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e
em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Barra do Pomba não tem data de inauguração
conhecida por mim.
Em algum dia entre setembro de 1962 e julho de
1963, os trens de passageiros entre Cantagalo e Portela
deixaram de circular (Guias Levi, 1962-1965).
Segundo Alaor
Eduardo Scisinio, no livro Itaocara, Uma Democracia Rural,
de 1991, o trecho foi fechado ainda no governo de João Goulart,
portanto, antes de março de 1964. Confere.
Em 30/05/1967, o
trecho de Conselheiro Paulino até Portela foi
oficialmente suprimido.
É Ricardo Quintero de Mattos quem afirma: "A estação foi demolida; a plataforma ficava
próxima à Residência da Via Permanente onde ficava a turma
de manutenção em serviço. A estação
tinha esse nome porque ficava em frente à Barra do Rio Pomba, do lado
direito do Rio Paraíba do Sul, onde o Pomba desemboca" (*).
ACIMA: Ruínas da casa da residência da
Via Permanente, próxima à antiga parada de Barra do
Pomba. ABAIXO: A linha do ramal passava por entre as palmeiras. Essa
alameda ficava a cerca de 2 km da parada (Fotos Ricardo Quintero de
Mattos, abril de 2008).
(Fontes: Ricardo Quintero de Mattos, 2008;
Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
29.11.2022
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