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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Cupim
Campos
Campos-Cargas
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Saída para a linha de Campos a Miracema: Santa Cruz
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Saída para o ramal de Campista: Avenida
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Macaé a Campos (1875-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAMPOS
Município de Campos de Goitacazes, RJ
Linha do Litoral - km 315,775 (1960)   RJ-0624
Altitude: 14 m   Inauguração: 13.07.1875
Uso atual: museu ferroviário (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Campos foi inaugurada em 1875 pela E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina adquiriu a ferrovia.

A linha, então, ainda não cruzava o rio Paraíba: somente em 1905 a Leopoldina foi autorizada a estabelecer a ligação da antiga linha de Carangola, que se iniciava na estação Campos-Carangola, ao norte do rio, com a linha que estava ao sul do rio. A autorização exigia a construção de uma nova estação para atender à linha e a todos os ramais que dali saíam.

A ponte de ligação foi aberta ao tráfego em fins de 1907. A estação, então, passou a ser mais conhecida como estação do Sacco - ver ao pé desta página.

A estação foi demolida quando, nos anos 1940, foi construída a estação atual, que, hoje, desativada desde os anos 1980, atendia em 2008 a uma escola; parte do prédio atendia também à sede de uma igreja. Em 2017, era ocupada por um museu ferroviário.

A cidade de Campos chegou a ter por algum tempo diversas linhas de bondes (eletrificadas) e de ônibus elétricos. Os trilhos dos ramais ferroviários de Campos estendiam-se por toda a cidade, bem como as linhas de bondes, mas os da Leopoldina não tinham eletrificação.

1875
AO LADO:
O início das obrasinauguração da estação do Sacco em 1875, mas o texto foi publicado em 1939 (O Estado de S. Paulo, 14/6/1939).

1877
AO LADO:
A estação de Campos já funcionava em 1877 (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877).

1906
AO LADO:
O trem voltava a circular do Rio a Campos, mas a chuva ainda causava destruição na linha da Leopoldina (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877).


ACIMA: Estação do Sacco em 1918 (Fon-fon, 8/6/1918).

ACIMA: Mapa do município de Campos em 1922. Alguns nomes podem ser diferentes do mapa de 32 anos mais tarde, que pode ser visto logo abaixo. ESTE MAPA PODE SER VISTO EM VERSÃO AMPLIADA CLICANDO-SE SOBRE ELE (Autor e origem desconhecida).

ACIMA: Mapa do município de Campos em 1955. Município imenso, que até hoje permanece praticamente com o mesmo tamanho, e na época cortado pela Leopoldina e por diversos ramais particulares de usinas de açúcar, hoje não mais existentes. ESTE MAPA PODE SER VISTO EM VERSÃO AMPLIADA CLICANDO-SE SOBRE ELE. Reparar na linha do litoral, de sul a norte, no ramal de São Fidelis e Miracema, para noroeste, seguindo pela margem sul do rio Paraíba, no ramal de Carangola, passando por Cardoso Moreira, nos ramais ao sul do Paraíba que se dirigiam ao litoral, como os de Santo Amaro de Campos e de São João da Barra e mais linhas de inúmeras usinas particulares ao sul do Paraíba, a leste de Travessão e na região entre o rio Muriaé e o Paraíba (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958, p. 148).
ACIMA: Interior da estação nos anos 1950 (Foto Tibor Jablonsky).

ACIMA: Os trilhos da Leopoldina, o rio Paraíba do Sul e a ponte ferroviária sobnre o rio em foto tomada por volta de 1955 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXII, 1959, p. 225).

ACIMA: Trem de passageiros em Campos, em 1982, partindo para Recreio (Foto Hugo Caramuru).
ACIMA: Em 1990, nova estação, novo pátio, mas já perto do "final dos tempos" para ela. Ao fundo a estação de Campos-carga. Mais ao fundo, no centro da foto, a ponte sobre o rio Paraíba do Sul (Foto Hugo Caramuru, 1990).
ACIMA: Antiga saída do (desativado há muitos anos) ramal de Campista. A estação está no extremo direito da fotografia e o asfalto da rua já cobriu os trilhos (Foto Guilherme M. Silva, 28/12/2008).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo Caramuru; Tibor Jablonsky; Guilherme M. Silva; Fon-fon, 1918; Impressões do Brasil no Século XX, 1913; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1917. Era também chamada de "estação do Sacco". Foto do livro Impressões do Brasil no Século XX

Pátio de Campos, 1982. Foto Hugo Caramuru

A estação de Campos, em 14/12/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

Abrigo de locomotivas na estação de Campos, em 14/12/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

Saída da linha para Vitória, em 14/12/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Campos, em 14/12/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Campos, em 14/12/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

Entrada da estação em 28/12/2008. Foto Guilherme M. Silva

Parte do pátio da estação em 28/12/2008. Foto Guilherme M. Silva

A estação de Campos em 20/11/2015. Foto Fernando Marietan
   
     
     
Atualização: 30.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.