|
|
E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1966) |
IMBOASSICA
Município de Rio das Ostras, RJ |
Linha do Litoral - km 210,963 (1960) |
|
RJ-4210 |
Altitude: 8 m |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de
circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro
a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Imboassica não tem data de inauguração conhecida,
mas já existia em 1932, de acordo com guias de horários
da época. Já foi demolida nos anos 1970, não
existindo quaisquer vestígios do prédio
atualmente. Efetivamente, os horários mostram trens parando
ali até o ano de 1965. Até cerca de 2013, ainda lá
se encontravam sua base e seu pátio. Devido a uma obra da prefeitura
de Macaé para melhorar o trânsito, tudo foi arrancado.
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação até 1965. Veja aqui
horários em 1948
(Guias Levi). |
ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação
de Imboassica, à beira da lagoa do mesmo nome (Fonte desconhecida).
ACIMA: Desvios do pátio da estação de Imboassica
em julho de 2014 (Foto Sydney Correa).
(Fontes: Cleiton Pieruccini; Sydney Correa; Guia Geral das Estradas
de Ferro de 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.06.2021
|
|