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E. F. Macaé
a Campos (1873/77-c.1890)
E. F. Leopoldina (c.1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MACAÉ
Município de Macaé, RJ |
Linha do Litoral - km 222,162 (1960) |
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RJ-1911 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 13.06.1873 |
Uso atual: escritório da ferrovia (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1957 |
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HISTORICO DA LINHA:
O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia consttuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Macaé foi inaugurada em 1873 pela E. F. Macaé
a Campos. A data de abertura citada pelo Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, de 1960 é a de 5 de abril de 1891. Poderia
ser esta a inauguração de uma nova estação,
no mesmo ou em outro local, dado que, nesta época, a Leopoldina
tinha acabado de adquirir a ferrovia Macaé-Campos? O fato é
que sem a menor margem de dúvida, existia uma estação
ferroviária em Macaé desde 1873.
Há uma outra data de inauguração citada para
a estação de
Macaé: 5 de abril de 1891.
Por que? Seria uma nova estação, em local diferente,
por causa da união das linhas? É possível.
Em 1888, a E. F. Cantagalo, na época já adquirida
pela mesma E. F. Macaé a Campos, ligou a cidade
de Rio Bonito, onde a linha havia chegado oito anos antes,
ao porto de Imbetiba, um dos mais importantes do País
na época, ligando Niterói ao porto para escoar
toda a produção agrícola da região.
Em 1890, a Leopoldina já era dona das duas linhas e logo providenciou
a ligação delas, haja vista que o porto de Imbetiba
já apresentava sinais de decadência pois as linhas a
essa época já estavam ligadas ao porto do Rio de
Janeiro.
Há uma outra data de inauguração citada para
a estação de
Macaé: 5 de abril de 1891.
Por que? Seria uma nova estação, em local diferente,
por causa da união das linhas? É possível.
Até o início dos anos 1980 ainda passavam por ali trens
de passageiros procedentes do Rio de Janeiro e de Niterói.
Depois, somente alguns cargueiros permaneciam no pátio da estação
cujo prédio atual foi inaugurado pelo Presidente Juscelino
Kubitscheck em agosto de 1957.
Da estação saíam três ramais: um da E.
F. Maricá no sentido de Rio das Ostras (este não
é visto no mapa acima), outro para Imbetiba e outro
para Glicério.
Em 2011, a estação, conservada, anunciava "o metrô
de Macaé" (nunca saiu e em 2017 os carros comprados eram
postos à venda pela Prefeitura). Na verdade, seriam VLTs -
Veículos Leves sobre Trilhos, nas linhas já existentes
e concessionadas à FCA - e atualmente sem uso.
1877
AO LADO: A estação de Campos já funcionava em 1877 (A Provincia de S. Paulo, 04/12/1877). |
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ACIMA: Reportagem sobre a união de
Macaé a Niteroi em 1888 - CLIQUE SOBRE A NOTICIA
PARA VE-LA INTEIRA (Gazeta de Noticias, 4/11/1888).
ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação de
Macahé, à direita (Fonte desconhecida).
ACIMA: A estação de Macaé
em 1923, diferente da atual. Terá sido esta a original
de 1874? Pode até ser, pela arquitetura (O Malho, 2/6/1923).
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1924
AO LADO: Macaé e a linha do litoral foram inundados,
mas, depois de dias sem transporte, os trens começam
a voltar (O Estado de S. Paulo, 21/2/1924).
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ABAIXO: Mapa dp município
de Macaé em meados dos anos 1950.Vêem-se quatro
linhas: a linha do Litoral, vindo do canto inferior esquerdo para
o canto superior direito. Outra linha á o ramal do Glicério,
partindo do centro de Macaé para noroeste. A terceira linha
é mostrada somente em seu início, partindo da estação
de Conde de Ararauama para o oeste e entrando no município
de Conceição de Macabu. Finalmente, as linhas da Fazenda
Quissamã, partindo da estação de Conde Araruama
para o leste, com ramificações (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958).
ACIMA: Pátio e estação
de Macaé, possivelmente anos 1960 (Foto: autor desconhecido
- cessão João Silva).
ACIMA: A linha da antiga Leopoldina passa entre
as várias pistas da avenida próxima à praia em
Macaé (Foto Carlos R. Almeida, 26/7/2011). ABAIXO: Saída
do extinto ramal de Glicério (Foto Alex Medeiros em 2015).
(Fontes: João Silva; Alexandre L. Giesbrecht;
Eliezer Magliano; Carlos Roberto de Almeida; Christoffer R.; Fon-fon,
1917; Gazeta de Noticias, 1888; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Macaé em 1917, no dia da inauguração
da energia elétrica na cidade. Fon-fon, 6/9/1917) |
Estação de Macaé em 1971. Foto enviada
por Christoffer R. |
Estação de Macaé, em 22/11/2003. Foto Alexandre
L. Giesbrecht |
Bilheteria da estação de Macaé, em 22/11/2003.
Foto Alexandre L. Giesbrecht |
Estação de Macaé e o pátio, em 22/11/2003.
Foto Alexandre L. Giesbrecht |
Estação de Macaé, ao fundo, em 22/11/2003.
Foto Alexandre L. Giesbrecht |
A estação de Macaé em 16/06/2005. Foto
Eliezer Magliano |
A estação em 26/7/2011, anunciando o futuro metrô
(VLT). Vai sair? Foto Carlos R. Almeida |
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Atualização:
07.10.2021
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